Google Translate

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Cuidando da Fé de seu conjuge

Falando de Fé.


Muitas vezes nos escondemos na própria Bíblia para defendermos nosso relaxo  em nossa vida.Tanto no aspecto espiritual, como no emocional.E muitas vezes usamos um clásico versículo sobre resposnsabilidade da Fé para justificarmos nossa falta de investimento na salvação e manutenç~cao da salvação de nossos esposaso e esposas.
Para nos  justificar dizemos que "Cada um dará conta de si memso a Deus" e nos esquecemos que o apóstolo Paulo disse que "A esposa cristã, através de seu compromisso com Deus santifica a vida do marido".

Para meditarmos no que se segue, é necessário lermos estes dois versículos abaixo:


Romanos 5 - 1
"Justificados pela Fé, temos paz com Deus por meio de nossoSenhor Jesus Cristo".
Romanos 10-17
"Logo a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo."


O casamento trás responsabilidades que nem sempre estávamos dispostos a encarar e, muitas das vezes nem pensávamos existir.
Quando damos de cara com estas situações há  pelo menos 3 coisas para fazer;

  1. Desistir - e meu Pastor garantiria que isto é bem caracte´ristico do ser humano, que de pronto tenta dividir de Deus:
  2. Deixar de lado - Muitas pessoas acreditam que deixar a ntureza agir, no fim tudo dá certo.É um ledo engano, já que dependendo da natureza do problema, se deixarmos de lado ele vai virar uma bola de neve e destruir  tudo à sua volta.
  3. Encarar e lutar - Fazer todo o impssível e até o impssívela para resolver o problema que se apresenta.
Quando estamos vivendo uma vida a dois e somos cristãos, devemos fazer de tudo para que nosso conjuge continue sendo fiel a Deus.

Uma das primeiras coisas a fazer sempre é orar.

Se a Fé vem pelo ouvir, e diz a Bíblia que é o ouvir a Palavra de Deus, devemos orar a Deus para aquele que escolhemos para viver conosco todos os dias de nossas vidas.
Devemos orar a Deus para que esta pessoa querida seja alimentada pela Palavra, pois ´so assim a fé pode crescer. E esta fé crescendo no coração  do ser amado, ele crerá cada vez mais no Senhor, entendendo sempre que todas as coisas são possíveis no Senhor. A própria Bíblia afirma que o justo vive pela fé(Romanos 1-17).

Próximo passo é dar exemplo de Fé 

Se provarmos  que temos uma Fé inabalável e cremso que as promessas do Senhor se cumprirá em nós.

A Fé é nossa armadura, não podemos nunca deixa-la de lado.Com ela estamos guardados das atúcias do mal.

  • Conversar sobre a Fé - Existem casais que jamais conversam. Alguns nem mesmo assistem os mesmos programas na Televisão, e olha que esta é uma das coisas que mais atrapalham o diálogo! Mas, sim, há casasi que por assistirtem programas diferentes acabam por nem ficarem no mesmo cômodo da casa. E os programas de TV tomam grande parte do tempo dos casais.
  • Liberte-se da ansiedade - Entregue a Deus as suas ansiedades. Não há nada que você possa fazer se  o seu grau de ansiedade estiver alto, vai colocar tudo a perder. Você não tem apenas que aprender a controlar a ansiedade, precisa libertar-se dela.
Para que haja um diálogo verdadeiro, calmo e adulto, é necessário que  esteja liberta deste mal cada vez mais comum.

Se não conversam nem sobre ter ou não ter filhos, como podem falar sobre aFé, que por ser algo espiritual pode ser deixado para segundo plano.

Se a Fé vem pelo ouvir e você percebe que o outro não esta mais interessado nas reuniões  da igreja, é hora de investir em diálogo sobre este assunto.

Vá você a Igreja, ore, assista aos cultos e traga as notícias para o outro. Conte sobre suas experiências com Deus durante a Palavra.
Na verdade isto vai fazer bem para a sua vida com Deus, vai fazer com que você valorize  o seu compromisso com o Senhor.

Muitas vezes a Fé do outro foi abalada justamente por seu esfriamento. 

Busque pelo outro e por você. Seu lar será restaurado tanto no sentido espiritual, como no aspecto emocional.Vocês vão ficar melhor, vão viver uma vida debaixo da Graça do Senhor Jesus.

E o que você ganha com isto? 
Se você investe na sua relação pessoal à apartir da sua Fé, vai melhorar  emuito sua vida. Vida com Deus melhor, vida a dois melhor. Quando voltamos ao nosso Primeiro Amor em relação à Deus, nossos amores terrestres se tornam melhores, porque aprendemos entregar ao Senhor tudo o que  nos pertence e passamos a administrar tudo o mais apenas como preente, como algo que temos para admnistrar para alguém, 
Pense nisto. 
Você  está precisando:
  • Orar mais.
  • Dar mais exemplo de Fé.
  • Exercitar a sua Fé.
  • Entregar nas mãos de Deus as suas ansiedades.
  • Converse sobre a Fé.
Elisabeth Lorena Alves 

terça-feira, 28 de junho de 2011

Um milagre e uma Mulher - Dando Testemunho do Esposo até na ausência dele

Amizade e boa vizinhança:Um Milagre e uma grande lição.
(2 Reis 4:1-7)

Uma mulher viúva se viu frente a uma dificuldade que para as mulheres da atualidade seria um absurdo, mas na época da história era comum. Teria que dar seus dois filhos para quitar as dívidas do marido que falecera há pouco.

Durante muito tempo aquele homem
serviu aos profetas, com sua
morte a família passa a
sofrer pela pobreza.
Do ponto de vista psicológico a situação era assustadora, já que ela, que já sofrera com a morte do esposo, seu provedor, agora romperia laços afetivos com seus filhos, perdendo – os em vida.

A ruptura, inevitável dado à natureza da situação, se fazia presente em cada ato daquela família enlutada como uma promessa de mau agouro, como uma espada preste a descer sobre suas vidas a qualquer momento.

Depois de procurar o profeta Elizeu e ele, através da palavra ter multiplicado o azeite da vasilha, aquela mulher acaba por se tornar uma comerciante. É interessante dizer que aquela mulher viu na figura do profeta um foco onde firmar sua confiança e foi ter com ele. Ela, apesar da morte de seu esposo, seguia seu exemplo, já que o escritor do Livro diz que este era um dos discípulos deste profeta, que era o líder religioso da época.

O Profeta como guia

Falando sobre isto, vale lembrar aos membros em geral que a pessoa do pastor deve ser mais que alguém que abre o serviço religioso na igreja. Ele deve ser posto como co-participante de nossas vidas. Deve conhecer nossas dificuldades e prestar apoio sempre que se fizer necessário. (I Tessalonicenses 5:12 e 13)

O profeta na situação em questão, não ajudou a mulher dando-lhe dinheiro, mas ao determinar que ela fosse a sua casa e, de portas fechadas já de posse dos vasos emprestados, orasse a Deus, ele mostrou o caminho a seguir.

Como bom guia espiritual, ele esteve em todo o tempo orientando aquela viúva.


Uma vizinha dedicada?


Uma mulher que conhecia a política
da boa viznhança
A questão aqui também é interessante do ponto de vista do material necessário para que o milagre ocorresse. Os vasos emprestados. E teriam que ser tomados dos vizinhos.

Imagine você caro leitor, se aquela mulher fosse uma vizinha negligente. Ou uma pessoa que se irrita como os vizinhos porque as crianças quebraram as vidraças, jogaram a bola suja no lençol branco no varal, se discutisse por motivos banais? O que ela faria agora?

Ela teria agora um segundo problema imediato. Mas aquela mulher tinha um bom relacionamento com seus vizinhos. Tomou os vasos emprestados e os encheu como o profeta falara.

E depois de falar de novo com o profeta, saiu a vender o azeite multiplicado.

Ao observarmos a postura desta mulher, podemos ver muitas outras qualidades impressas em sua personalidade, que possibilitaram o milagre.


  • Era uma mãe espetacular: Não permitiu que seus filhos fossem levados como escravos, procurando para isto uma forma de resolver seu problema de forma consciente e inteligente. Afinal, procurar o profeta era a melhor atitude a tomar, já que ele era o mestre de seu falecido marido. O texto inicia-se, uma mulher, das mulheres dos discípulos dos profetas, indicando sua condição de viúva e de quem era. (II Reis 4. 1 ao 7).
  • Uma mãe eficiente: Ela pediu a ajuda dos filhos e obteve. Era então uma mulher sem mácula como mãe, afinal em qualquer época ou região, um adolescente tem sempre suas próprias questões a resolver e por certo são mais importantes que o pedido dos pais.
  • Uma mulher temente a Deus: Ela soube como chegar ao homem de Deus e falar com ele. Recebendo assim apoio e indicação do que fazer. Soube reconhecer sua condição de serva, pondo-se de forma humilde a falar com o profeta.
  • Uma mulher que não denigre a imagem do marido: Na hora da raiva, é bem comum as mulheres denegrirem a imagem do marido. Sempre falam sobre os maridos ausentes como vilões da história. Esta mulher, antes de contar o problema, elogiou o falecido esposo, colocando de forma velada a culpa das dívidas adquiridas na surpresa da morte não esperada.
  • Uma mulher que se relacionava bem com os vizinhos: Afinal, para viver do resto do que sobraria do azeite depois de pagar a dívida, mostra que ela conseguiu muitos vasos para serem cheios. Isto não sendo possível caso ela vivesse em contenda com seus vizinhos.
  • Uma mulher que sabe pedir conselho: Por certo as mulheres atuais venderiam de pronto o azeite, mas aquela mulher, depois de receber o milagre, foi ao profeta novamente, desta vez para saber como agir com o azeite multiplicado.



Conclusão

Todas estas considerações nos fazem ver que esta mulher estava sempre disposta a ouvir a voz de Deus, a observar os mandamentos, a ser guiada por uma autoridade espiritual, a manter acesa a memória do marido, a manter sua família unida apesar das dificuldades e a ter fé mesmo que as circunstancias fossem-lhe contrárias. Todos estes fatores levaram ao milagre. E assim o nome do Senhor foi exaltado na vida dela naqueles dias e ainda é, quando falamos neste milagre e vemos a providencia de Deus surgir na sua vida, fazendo possível solucionar um problema aparentemente impossível.

Aleluia!


(Baseado na Palavra do Pastor Sérgio)

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Ser Mulher - uma tarefa maravilhosa, um caminho difícil.

Discrição e Sabedoria


'Enganosa é a graça, e, vã a formosura,mas a mulher que teme ao Senhor, essa será louvada."

Quando a Palavra de Deus entra em nossas vidas e faz morada em nossos corações, todo o mais fica em segundo plano. O exterior, apesar de principalmente para a mulher ser importante, a vaidade e o conforto, deixam de ser prioridade.
Na verdade tudo o mais, a mulher que conhece a Deus e tem uma experiência de vida com Ele, sabe o momento de falar e calar. E não só nas situações diversas, mas em suas relações pessoais, com os filhos, com o esposo.
A mulher que conhece ao Senhor, sabe se portar com dignidade em diversas situações, sabe  ser doce, sem ser cansativa, mansa, sem perder sua força,. Sabe agradar ao Senhor em todas as suas atitudes. É uma mulher que sabe expressar amor em suas palavras e foge da amargura.
Ser mulher na Sociedade atual é uma tarefa bastante difícil, pois a mulher está inserida no Mercado de Trabalho, e, muits vezes tem mais que dupla jornada, pois em alguns casos, as mulheres além de cuidar da casa e dar conta do trabalho, ainda tem alguma outra atividade da qual não pode abrir mão.
Por causa disto, mutas vezes ela vai acabar abrindo mão de algo importante.
Neste processo,acaba por abrir mão de algo que seria importante. Primeiro perde a comunhão com Deus, por falta de investimento. afinal, Deus é compreensivo, entende nossas  fraquezas.

Depois quem perde é a relação  homem/mulher, agora o casamento vai fracassar, por que no princípio o conjuge vai entender que a casa, os filhos, os sonhos que tem juntos são importantes  e por certo algo realmente seria deixado de lado, ou mudado de sequência na Escala de Prioridades.
Muitos esquecem-se que ao casarem-se estavam seguindo esta orientação:“Por isso deixará o homem seu pai e sua mãe, e se unirá a sua mulher; e serão dois numa carne” (Efésios 5:31).E se são um só, toda e qualquer ruptura atingirá a ambos.
Quando a escala de Prioridade é remodelada para adequar-se à situação que estão vivendo, é normal pensarem: Era de se esperar.. Mas o que as pessoas geralmente esquecem é que:

  • O lar começa com dois, marido e mulher - Hoje a Sociedade mudou tanto que muitas vezes os casamentos já iniciam-se formados. Quase que primeiro vem os filhos. E muitos csamentos acontecem porque eles chegaram, mas memso assim, ainda é válido o princípio de quie o lar começa com os dois: Homem e Mulher.
  • Os filhos crescem e se vão- Os filhos chegam e com eles todo um trabalho de criar,educar, dar segurança, dar conforto, fazer dormir, dar assitência emocional e muitas outras necessidades que um ser em desenvolvimento precisa. Neste período, geralmente as mulheres deixam de sr esposas e passam a ser mãe em tempo integral. Um erro que pode não ter mais volta.Os filhos crescem e vão viver suas vidas e vocês ficam sós. Aí sim, enfim sós!
  • Deixar de investir em sentimento, vai esfriar a relação - Quando a genmte para de cuidar de uma planta, ela vai definhar e  morrer. A diferença  vai ser apenas o tempo que decorrerá para isto, vai depender da espécie da árvore.Assim é a relação humana, dependendo de um e de outro, o casamento pode demorar para esfriar, ou pode acbar logo. Simplesmente porque você não lembra de investir em sentimento. Em amor, carinho, diálogo.Você tem que reservar momentos para estar juntos, conversar, sem ser sobre os filhos, mas sobre vocês..
  • Se a relação acabar, de que adianta o que você perdeu de viver,enquanto lutava para realizar os sonhos que tinham à dois? - Muitas pessoas passam anos construindo umImpério para dar conforto à família,mas durante o processo acaba o casamento, vem a separação, filhos de um lado para outro e aquela sensação de fracasso que a pessoa não sabe como adminstrar.não percebe que aquela frustração se deu em decorrência da interrupção dos seus sonhos.
  • Depois que os filhos se vão, voltam a ser dois - se você não investiu no processo de crescimento da relação, você vaia cabr olhando para o outro e pensar: Não foi com esta pessoa que me casei. 

Todas estas  situações só comprovarão que deixamos de  lutar para sermos apenas mulher. De querer viver uma vida sem tantos obstáculos, sem tantas palavras vãs, sem tantos atritos, sem tanta indiferença.
A mulher cristã tem uma vantagem nestas situações todas, afinal através da Palavra de Deus  ela pode aprender a exercer a Mordomia de seu lar e, ao ver seu lar como algo para adminstrar em nome do Senhor, ela poderá melhorar sua relação através do diálogo.A Bíblia está cheia de conselhos para que a vida à dois seja uma benção. Há conselhos para ambos observam estes ensinamentos, tudo será melhor.


A própria Bíblia ensina que todo o reino dividi em si memso não subsistirá.(Mateus 12-26). E sendo o casamento o seu reino, o casal pode lutar para mante-lo vivo, aceso. 


 ********************************
*****************
*******



quarta-feira, 22 de junho de 2011

Ser Mulher

Ser Mulher...

Ser Mulher?
Sim ser mulher é mesmo bem difícil.
Além do salto, da janta, do celular e lá vai.
Além de toda esta lida diária, a mulher precisa ser:
Discreta; mas saber a hora de aparecer;
Sábia; mas saber a hora de ser tola,
Sensata, mas saber a hora de brigar;
Contida, mas saber a hora de falar.
Doce, mas saber a hora de brigar por seus ideais.
Guerreira, mas reconhecer a hora de ser mansa.
Educadora, mas reconhecer o que tem que aprender,
Aprendiz, mas saber a hora de ensinar.
Ser Mulher é ser várias em uma,
Mas é também ser única em amor.

Elisabeth lorena Alves

Foto - Jane Uchôa - Uma mulher surpreendente

domingo, 12 de junho de 2011

Amar é um verbo! - Requer exercício

Amar - verbo - Devotar amor ou sentir amor por alguém. (Houaiss)

Amar é um exercício diário
Amar é um verbo e todo verbo é na verdade uma classe de palavras que designam ação (exercício), processo ou estado.
Então tá. Amar é um exercício diário.
Na paquera, no flerte, tanto o homem, como a mulher demanda tempo na construção da relação, mas com a fixação da relação, como o advento do casamento, ambos mudam do exercício para o estado.

Estado morto. 

Não sou boa com automóvel, tenhoa té pavor da direção, mas sei que para subir uma ladeira é necessário atenção. Investe na direção, na sinalização, mas no final do caminho, quando volta para casa, a mesma ladeira agora é só descida, é final de noite, não tem ninguém no caminho e bate aquela segurança, você desliga tudo e deixa o carro descer no ponto morto.
Dá até um friozinho bom na barriga.
Casamento não é fim de noite na estrada. Você v ai ter que continuar com as luzes acesas e mesmo na ladeira você vai ser obrigado a freiar., vais sim ter que descer no ponto morto e, muitas vezes  ir na velocidade máxima.
Nada de relaxar no volante..

Para dar certo, você vai ter que investir mais do que tempo nesta relação. Vai ter que respeitar espaço, conversar, ouvir e falar no momento certo.

Tudo na vida requer amor.

Em todas as relações é necessário que haja investimento sério.Seja uma relação humana, uma relaçao espiritual, mas uma coisa é certa, você vai ter que agir.
O amor simples, sem investimento estacna e acaba, porque as pessoas evoluem em seu crescimento. Você não é um ser parasita.Vai passar por diversas situações, fora do casamento, que influenciarão na sua personalidade e estas interferência te farão uma pessoa diferente daquela que se casou um dia.
Um dia você olha para o espelho e não se reconhece mais.
E vai olhar para as suas escolhas e questiona-las.
Para que seu relacionamento evolua com você, é necessário que você observe o que é necessário para que ele não se torne um fardo. E para que ele não seja um fardo é necessário que você flexione o verbo em ações que beneficie esta relação.

Roupa nova levanta o teu ego

 certo, uma passadinha no shopping e uma roupa nova faz bem para seu ego. Então você sabe investir em você! Parabéns!
No casamento há possibilidade destes investimentos também.

  • Ouça mais - esta é a roupa nova do seu casamento.
  • Seja mais carinhosa - Esta é a maquiagem que vai dar aquele up na sua relação.
  • Capriche no jantar - Esta é aquela bolsa nova que você viu e achou caréssima, mas vai querer do mesmo jeito.
Mesmo que você não tenha tempo de fazer muito em casa, afinal a maioria das mulheres vivem pelo menos  dupla carga, já que trabalham em casa e fora dela. Mesmo assim faça algo diferente.Seja criativa!

Se você não fizer algo vai acabar sem o casamento. Hoje isto é bem normal. No entanto você vai acabar procurando outro casamento e vai ter os mesmos problema de novo. Então faça o melhor pelo que você já tem. è o que você tem que fazer: Lutar por sua relação.

E nós, as mulheres cristãs temos uma ajuda a mais: A Oração.
Se orarmos Deus vai agir, como diz a canção, vai entrar na cova e o leão vai dormir. 
As pessoas costumam dizer que casamento é matar um leão por dia, mas em qualquer relação  o leão que temos que matar nosso orgulho. Tanto um como o outro.



 Esta Ilustração mostra claramente o que de fato é o amor. 


Conta-se que em determinada época, um esposo foi visitar um sábio conselheiro e disse-lhe que já não amava sua esposa e que, por conhecer a dureza de idéias do ancião, informou-lhe com cuidado que pensava em separar-se.
O sábio escutou-o, ficou alguns instantes calados e depois, olhou-o nos olhos e disse-lhes apenas uma palavra:
- Ame-a. 
E logo se calou.
- Mas, já não sinto nada por ela! - Insistiu o esposo insatisfeito.
- Ame-a, disse-lhe novamente o sábio.
E diante do desconcerto do senhor, depois de um breve silêncio, disse-lhe o seguinte:
"Amar é uma decisão, não um sentimento; amar é dedicação e entrega.Amar é um verbo e o fruto dessa ação é o amor.O amor é um exercício de jardinagem: arranque o que faz mal, prepare o terreno, semeie, seja paciente, regue e cuide.Esteja preparado porque haverão pragas, secas ou excessos de chuvas mas nem por isso abandone o seu jardim.Ame seu par, ou seja, aceite-o, valorize-o, respeite-o, dê afeto e ternura, admire e compreenda-o.Isso é tudo. Ame!

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Mulheres que não se calam

Mulheres que não sabem se calar.

“ Melhor é morar numa terra deserta do que com a mulher rixosa e iracunda”
Provérbios 21 – 19

Mulheres não dispensam
nunca um bom papo
Bem, é sábido e notório que mulher gosta de falar. Dizem até que elas falam pelos cotovelos. Termo este que significa “falar demais”, surgiu do costume que as pessoas muito falantes têm de tocar o interlocutor no cotovelo a fim de chamar mais a atenção. O folclorista brasileiro Câmara Cascudo fazia referência às mulheres do sertão nordestino, que à noite, na cama com os maridos, tocavam-nos para pedir reconciliação depois de alguma briga. 

O que é engraçado saber, afinal, pelo que dizem somos mesmo responsáveis também pelo hábito de falarmos com nós mesmas, para não dizer falar até sozinha.
Certo é que nosso hábito de falar muitas vezes nos faz entrar em situações muito difíceis, pois somos levadas a falarmos em hora imprópria.

Existe no entantao uma mulher que poderia ser um grande exemplo  para nós. É Maria, mãe de Jesus, que Lucas, em seu Evangelho  menciona diversas vezes por seu hábito de saber calar. E ela nos serve de exemplo de como uma mulher pode se calar nas horas mais emocionantes de sua vida, sejam estas emoções boas ou ruins.
Qunado o anjo a saudou, diz Lucas (1-29)  que: "E, vendo-o, ela turbou-se muito com aquelas palavras, e considerava que saudação seria esta" . Não questionemos aqui o que de fato ela sentiu com a situação pouco comum de ter um encontro com um anjo.Ela questionou a saudação: “Alegra-te, bem aventurada! O Senhor é contigo” (1-28). Maria admirou-se com aquela saudação e parou para analisa-la. E você há de convir que uma análise demanda tenção e silêncio.
Adiante Lucas, ao falar do encontro com os pastores e sobre o que ela ouviu deles, declara:  "Mas Maria guardava todas estas coisas, conferindo-as em seu coração" (Lucas 2:19). Logo adiante, depois do episódio em que Jesus esteve no Templo, conversando com os sacerdotes, e ele declara que estava cuidando das coisas de seu Pai, de novo ela se cala. "E sua mãe guardava no seu coração todas estas coisas" (Lucas 2:51b).
Estes episódios nos faz observar que Maria tinha o hábito de guardar as coisas em seu coração antes de falar sobre elas. Justamente este hábito de meditar fez com que ela  entoasse uma canção similar a de Ana. Uma canção de vitória.

Qual seria o segredo de Maria? 

As mulheres falam muito, mas nem
sempre sabem ouvir, elas
apenas escutam.
Maria conversava com Deus, ela tinha o hábito da oração. E mesmo no momento em que ela recebeu a promessa de que seria mãe do Salvador, ela questiona o anjo que lhe entrega esta promessa. Maria falava com a pessoa certa. E em seus diálogos com Deus ela obtinha a resposta. Nesta ocasião ela recebeu a que explicaria como seria que sendo ainda noiva, ela daria a luz à uma criança.
Tendo o conhecimento do que aconteceria, Maria podia escolher falar ou calar, porém mantinha sempre a sua fé.
O apóstolo Pedro advertiu as esposas a conquistarem seus maridos para o Evangelho sem palavra alguma, apenas agindo e esperando em Deus (Pedro 3-1).

Ora, isto é bem difícil para as mulheres, isto é fato. Até porque queremos falar pelo bem do outro. Ainda temos uma coleção de pós avisos, que é um dos fatores que matam a relação: Bem que eu te falei, Eu te disse, você estava avisado, todas parecidas, mas em suma querem dizer a mesma coisa. A mulher não pensa que seus avisos serão lembrados, mesmo que elas não os recite no momento do arrependimento do parceiro.   A simples lembrança faz efeito melhor que o teu comentário pretensamente inocente, mas que na verdade é visto pelo outro como  prova de superioridade.
Isto estamos falando do que a mulher fala pelo bem. Não vamos entrar hoje na questão de ela recontar toda a história do casal no momento de briga e depois, quando pretend efazer as pazes.
No livro de Provérbios existe diversas advertências sobre a mulher rixosa, aquela que fica  se repetindo, diz o sábio que é melhor morar no deserto do que viver com ela (Provérbios 21-19). Que tristeza!
Temos que aprender a falar menos e ouvir mais. A mulher virtuosa, de Provérbios 30, no verso 26 nos dá uma lição capaz de nos calar para sempre, se formos sábias e soubermos aprender esta: “Fala com sabedoria, e a instrução da bondade está na sua língua”, ou seja, ela sabia a hora de falar e aproveitava esta hora para falar tudo o que precisava, mas com bondade.
Que possamos aprender com estas mulheres.