Google Translate

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Amizade

Não vou me alongar, tem coisas que a gente não precisa dissecar como em uma aula de Ciências ou Biologia. Simplesmente se diz e espera cair na terra fértil.


O amigo ama em todo o tempo; e para a angústia nasce o irmão.
Provérbios 17:17

Não faças amizade com o iracundo; nem andes com o homem colérico;
Provérbios 22:24

Acredito em ditos populares. Acho que até o mais céticos dos seres humanos tem sim, meia dúzias destes adágios típicos daqueles que vieram antes de nós e nossos, que deixaremos quando não estivermos mais aqui.
Só que alguns destes ditos - A voz do Povo é a voz de Deus é um exemplo - ninguém sabe explicar o que de fato significa, porque não é de fato verdade. E o fato dos mais antigos proibirem - de forma preconceituosa até - a amizade entre homem e mulher -  é, para mim, um dos fatores que fazem os casais viverem dentro da mesma casa, mas separados pelo desconhecimento mútuo.
A vida a dois é complexa, mais não impossível. As pessoas trabalham anos com absolutos estranhos e não conseguem conviver com aquele ser que dizia a princípio ser seu Amor Eterno - ai se fossem obrigados a viver juntos de fato na eternidade.
Esquecem-se pelo que eles chamam de rotina, de coisas importantes. Já vi esposas que jamais lembram-se da data de aniversário do esposo, mas sabe qual a marca do prefume das 100 colegas de setor. Não posso acreditar que aquelas 100 pessoas, que são passageiras em sua vida sejam de fato prioridade.

A  Amizade entre o casal é destruída simplesmente pelo fator prioridade.Já conquistei, "tá na mão",a sensação de segurança que uma aliança e um papel dão.Segurança esta que pode muito bem ser anulada por outro papel, a averbação de divórcio. Ora uma das coisas que faz com que a maioria dos relacionamentos naufraguem  é a falta de companheirismo, de amizade. Quando acaba a amizade, acaba tudo, porque a amizade é mais forte que a morte - que o diga Mefibosete -  é maior que laços de sangue - já que existem  amigos mais chegados que irmãos. Amizade não é como a paixão, que vem e como fogo devasta a alma e, muitas vezes, destroe até a confiança.
A amizade, como o amor, é uma decisão, você decide confiar e,alguém e vai investir nesta pessoa sua confiança, seus segredos e sonhos.
Em alguns casamento não há se quer diálogo, como pode haver amizade? Afinal, o diálogo está para a amizade como o alimento pra a subsistência da vida.Mas, o que é  de fato a amizade?
Uma criança teve uma definiçào que calou até um impaciente professor, passemos a ela:

Enquanto houver amizade

Um professor perguntou, certa vez, a um de seus alunos qual era o significado da palavra amigo.

O menino não soube, de pronto, responder.

Ficou, por alguns momentos, em silêncio e, por fim, repetiu a palavra amigo separando as sílabas.

O professor, porém, insistiu: Vamos! Responda-me. Que significa a palavra amigo?

Ao fim de dois ou três minutos, então, o jovem respondeu:

- Penso que amigo é uma pessoa que nos conhece perfeitamente, sabe da nossa vida e, apesar de tudo, ainda nos quer muito bem!

- Bravo! – exclamou o mestre – eis uma resposta que me parece simples e perfeita! Um dos tesouros mais preciosos na vida é a boa amizade! – terminou dizendo ele com vibração.

"A amizade redobra as alegrias e reparte as penas em duas metades".
-/-


Nenhum comentário: