Google Translate

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Bolo Prestígio - Passo a Passo

DIFICULDADE: Média


TEMPO DE PREPARO: 1 h e 10 min.
RENDIMENTO: Bolo de 3 quilos (serve 25 pessoas, + ou -)

Ingredientes:

  • 6 ovos (gemas e claras separadas)
  • 2 xícaras de açúcar
  • 2 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 xícara de chocolate em pó (não achocolatado)
  • 1 xícara de leite
  • 1 colher de sopa cheia de manteiga sem sal
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 1 colher de sopa de fermento em pó químico

Modo de Preparo:

Passo 1: Forre uma forma de 23 cm de diâmetro com papel toalha (daqueles rolos de papel de cozinha). Eu não unto a forma, só uso o papel. Também não unto as beiradas, para o bolo subir mais reto, sem formar aquela "barriga" para cima. Acenda o forno em 225 ºC para ir pré-aquecendo.


Passo 2: Comece colocando as claras na vasilha da batedeira. Bata por uns dois minutos até ficar bem aerada e macia.

Passo 2: Adicione o açúcar e bata mais uns 3 minutos, na velocidade média.

Passo 3: Adicione as gemas e bata por 15 minutos em velocidade alta. Esse passo é essencial para que o bolo cresça bastante e fique macio.
Passo 4: Transfira esse creme batido de ovos para uma vasilha grande.

Passo 5: Aqueça o leite até ficar morno e coloque a manteiga dentro desse leite morno para que ela derreta. Na vasilha acrescente a farinha de trigo, o bicarbonato, o chocolate e o leite morno com a manteiga. Mexa delicadamente, de baixo para cima com um fouet (batedor de arame). Não pode bater a massa, pois o crescimento cai.
Passo 6: Acrescente o fermento em pó royal e mexa com o fouet, delicadamente.
Passo 7: Despeje a massa pronta na forma que foi forrada com papel toalha.
Passo 8: Depois de 40-45 minutos o bolo está pronto, bem macio. Teste com o palito só depois de 40 minutos de forno. Se o palito ainda sair sujo, deixe mais tempo no forno.
Passo 9: Corte os aros do bolo depois de frio.

Passo 10: Faça uma calda com 500 ml de água, 3 colheres de sopa de conhaque e 2 colheres de sopa rasas de açúcar. Leve ao fogo e desligue quando iniciar a fervura.
Preparo do recheio:

Passo 1: Numa panela coloque 1 lata de leite condensado, 4 gemas peneiradas (é necessário que sejam peneiradas senão o recheio ficará com cheiro de ovo), 300 g de coco ralado fresco, 1 colher de manteiga sem sal, 1 colher de sopa rasa de farinha de trigo.

Passo 2: Mexa durante todo o tempo do cozimento, sem parar.


Passo 3: Quando o creme engrossar e começar a fazer bolhas grandes (tipo vulcão), conte mais uns dois minutos e desligue o fogo. Adicione 1 colher de sopa de conhaque ou rum e uma colher de café de essência de baunilha.
Montagem de bolo:

Passo 1: Coloque um aro do bolo dentro da própria forma onde foi assado o bolo.

Passo 2: Regue com a calda. Eu gosto de bastate calda, mas é importante que não seja demais, senão o bolo fica vazando depois, e fica feio de ver. Para cada aro do bolo coloco umas 10 colheres de sopa de calda.
Passo 3: Coloque metade do recheio de côco preparado.
Passo 4: Coloque mais um aro de bolo e regue novamente com a calda.
Passo 5: Coloque o restante do recheio de côco.
Passo 6: Coloque o último aro de bolo.

Passo 7: Cubra com um saco plástico de cozinha e leve à geladeira por umas 3 horas no mínimo. Depois de 3 horas tire o bolo da geladeira, passe uma faca em volta da forma para soltar o bolo e desenforme-o no prato onde irá decorá-lo.

Passo 8: Cubra com chantilly (use de base vegetal, pois não há o risco de virar manteiga enquanto bate. Existem várias marcas no mercado, uso geralmente a Hu-lá-lá).


Passo 9: Prepare uma ganache de chocolate, utilizando 250 g de chocolate meio amargo e uma caixinha de creme de leite. Leve a uma derretedeira de chocolate ou em banho maria ao fogo. Mexa devagar enquanto derrete. Não deixe a água da derretedeira ou do banho maria ficar muito quente.

Passo 10: Quando estiver bem derretido, jogar sobre o chantilly.

Passo 11: Com as costas de uma colher ir, vagarosamente, empurrando o chocolate para que ele caia por alguns pontos na beirada do bolo.



Passo 12: Para fazer as folhas é necessário derreter chocolate fracionado, que endurece fácil depois que sair do fogo. Derreta-o em banho maria.

Passo 13: Pincele folhas verdadeiras (não venenosas) na parte de trás, onde estão os veios da folha. Coloque as folhas em cima de um papel alumínio e leve ao freezer ou congelador por alguns segundos.

Passo 14: Só tente descolar o chocolate das folhas quando ele estiver duro e tiver perdido o brilho.

Passo 15: Aplique no centro do bolo e termine a decoração com chantilly (bico pitanga ou miosótis grande).





Postar um comentário