Google Translate

domingo, 11 de março de 2012

Acsa – Quando o exemplo vem dos pais

Acsa – Quando o exemplo vem dos pais

Conta a Palavra de Deus que quando Moisés enviou os espiões para olhar a terra, entre todos estavam Josué e Calebe. Dos doze enviados, apenas estes dois acreditaram no potencial da cidade e na força que eles teriam enquanto fossem guiados por Deus e permanecesse firmes na fé e obedientes.
A história toda é conhecida de todos os cristãos e conhecedores da Bíblia. Só estes dois homens entraram na Terra Prometida e Calebe, mesmo sendo considerado velho, conquistou sua propriedade mesmo sendo em um lugar difícil.
Não se limitou a ser amigo do líder, ele lembrou-se que havia sobre si uma promessa e quando Israel descansou da guerra para espandir seus limites, Calebe foi até Josué e cobrou suas terras. Sua postura foi respeitosa e soube agir com sabedoria, conseguindo assim autorização para lutar por elas.
Calebe não conseguiu aquelas terras apenas entrando nela, ele lutou por ela.
Estas atitudes – coragem, determinação, respeito, honra e fé – foram exemplos que ficaram para a sua família.
Quando Calebe ofereceu por recompensa a mão de sua filha ao homem que destruísse seus inimigos da Cidade de Quiriate-Sefer (Juizes 1-12), e Otniel conquistou este direito, fica provado que estas lições foram aprendidas.
Quando ela é enviada com o esposo para sua propriedade, ela conversa com este sobre esta não ter água. O esposo, que respeitava Calebe permitiu que a esposa falasse com o pai. E ela pediu fontes de água, propriedades que tivessem mananciais assim, seu pai a ouviu e lhe deu  fontes de água nas regiões superiores e inferiores – Juízes 1.15.
Ela conseguiu o que desejava porque aprendeu com seu pai, Calebe, a ter fé; determinação, audácia, respeito e decisão.
Assim como Calebe conquistou Hebrom com audacia,sabedoria e respeito, sua filha conseguiu para si as fontes necessárias para tornar sua terra produtiva.
Esta mulher é uma das que pode ser chamada de mulher virtuosa (Provérbios 31) e como tal, sua importância, seu poder de decisão e seu preoceder sábio trouxe maior benefício à sua casa. Otniel tornou-se mais tarde um importante juiz de Israel, que é o destino dos esposos casados com mulheres como Acsa. Leia: Seu marido é estimado entre os juízes, quando se assenta com os anciãos da terra (Provérbios 31-23).
Sim, os exemplos do sábio Calebe, elevou sua filha a condição de esposa de um homem importante. Afinal, os juizes eram em sua época o homem mais Importante de Israel.


Entre nós
Quando olhamos para nossas vidas e nossas experiências podemos observar nosso próprio proceder, nossos próprios atos e pensarmos melhor se estamos plantando em nossos filhos exemplos que se perpetuarão, que os farão fortes para enfrentar as dificuldades.
Muitos adultos não sabem tomar decisões simplesmente porque seus pais não deram estes exemplos em casa. Muitos lares foram construídos com base em insegurança, covardia e medo, assim, os filhos gerados nestes ambientes são fracos e não estão preparados para enfrentar a vida de forma adulta.
Dificuldades existem e se as enfrentamos com bravura, sabedoria e inteligência, estaremos moldando nossos filhos para enfrentarem a vida com um caráter forte.
Nós, como cristão temos ainda algo mais forte a ensinar a nossos filhos, a nossa fé. Quando oramos e nossos filhos percebem nossa amizade com Deus, nossa intimidade com o Senhor, aprendem a viver de acordo com os seus exemplos de fé. Veja: O que ouvimos e aprendemos, o que nos contaram nossos pais...(Salmos 78-3).
O reflexo de nossa comunhão com Deus é sempre a fé que nossos filhos demonstram em momentos difíceis e por permanecerem firmes quando adultos. Lembre-se das palavras do Salmista: Nossos pais confiaram em ti; confiaram, e os livraste (Salmos 22-4).
É sempre nossa responsabilidade educar os nossos filhos para serem pessoas melhores que nós. Foi isto que Calebe fez ao educar os de sua casa e sua filha Acsa aprendeu com ele e se tornou uma mulher tão determinada quanto ele, capaz de falar de tudo com seu marido e com seu pai.

Nenhum comentário: