Google Translate

domingo, 31 de julho de 2011

Mulher tem defeito?

Gênesis 2-18 ao 25 - Como Deus, de fato, criou a mulher...
Esta Ilustração, que muitas pessoas já devem ter lido, pois circula pelos -emails com certa frequência por ocasião do Dia da Mulher e das Mães, mostra como nós mulheres somos especiais.
Claro que temos nossos defeitos e qualidades, somos partidárias, às vezes da parte errada, só porque estamos emocionalmente envolvidas, outras vezes estamos do lado certo, mas queríamos estar é fora da confusão.
Quem inventou a frase polêmica e popular sobre dar um boi para não entrar em uma guerra, mas dar uma boiada para não sair, estava se referindo no mínimo à uma mulher.
Somos propensas a situações extremas, dedfendemos quem amamos com vontade férrea, mas nos entregamos a divagações que só outra mulher pode entender. Só nós entedemos certas nuances e por mais que um homem queira ser como uma mulher, ele vai esquecer algo.
Você pode comprar um corpo como o de uma mulher, ter busto inflado, bumbum empinado, pele de pêssego, mas nunca, jamais, nem mesmo em seus sonhos mais secretos você vai conseguir pensar de fato como uma mulher. Você pode repetir uma atitude feminina, pode andar de salto melhor até que uma mulher, mas não vai conseguir amar como uma mulher ama, não vai olhar um filho como uma verdadeira mulher olha, porque uma mulher é um presente caríssimo que a amioria dos homens não sabem ou não querem valorizar.
Com uma diferença, aquele frasco de perfume que você ganhou no Natal e desprezou, uma hora vai cair da penteadeira e quebrar-se, a mulher não. Ela não permite-se ser dobrada.Ela faz o que você quer porque ela quer.
Uma mulher deve ser valorizada e tratada com carinho, mas se um homem lhe nega isto, ela encontra um meio de ser feliz.
Ela abraça o sonho dos outros como se fosse dela e por ele morre até, deixa sua vida para viver a vida de alguém. Que o diga Florence Nightingale, Agnes Gonxha Bojaxhiu - a Madre Tereza de Calcutá, Anna Justina Ferreira Nery - a enfermeira Ana Neri. Entre muitas outras. Mulheres que deixaram de viver suas própprias vidas para doa-las por um ideal Ana Neri mesmo, seguiu para a guerra para proteger sim sua família, mas trouxe de lá mais 4 órfãos que criou como filhos.Uma mulher de verdade ama quem pariu e quem as outras pariram. Não limita seus sentimentos a um núcleo apenas.
Era já o sexto dia de trabalho, Deus já estava  fazendo horas extras. Um anjo apareceu e Lhe disse: "Por que leva tanto tempo nisto?" E o Senhor respondeu: "Já viu a minha ficha de especificações para ela?" "Deve ser completamente lavável, mas sem ser de plástico, ter mais de 200 peças móveis e ser capaz de funcionar com uma dieta de qualquer coisa, até sobras, ter um colo que possa acomodar quatro crianças ao mesmo tempo, ter um beijo que possa curar desde um joelho arranhado até um coração partido e fará tudo isto somente com duas mãos".

O anjo se maravilhou com as especificações. "somente duas mãos....Impossível!" e este é somente o modelo básico? É muito trabalho para um dia... Espere até amanhã para terminá-la."

Isso não, protestou o Senhor. Estou tão perto de terminar esta criação que é favorita de Meu próprio coração. Ela se cura sozinha quando está doente e pode trabalhar jornadas de 18 horas." O anjo se aproximou mais e tocou a mulher.

"Mas o Senhor a fez tão suave..."
"É suave", disse Deus, "mas a fiz também forte. Você não tem idéia do que pode agüentar ou conseguir". "Será capaz de pensar?" perguntou o anjo. Deus respondeu: "Não somente será capaz de pensar mas também que raciocinar e de negociar" O anjo então notou algo e estendendo a mão tocou a bochecha da mulher..... "Senhor, parece que este modelo tem um vazamento... Eu Lhe disse que estava colocando muita coisa nela..." "Isso não é nenhum vazamento... é uma lágrima" corrigiu-o o Senhor. "Para que serve a lágrima?" perguntou o anjo e Deus disse: "As lágrimas são sua maneira de expressar seu destino, sua pena, seu desengano, seu amor, sua solidão, seu sofrimento, e seu orgulho."
Isto impressionou muito ao anjo "O Senhor é um gênio, pensou em tudo. A mulher é Verdadeiramente maravilhosa" Sim é! A mulher tem forças que maravilham aos homens. Agüentam dificuldades, levam grandes cargas, mas têm felicidade, amor e alegria. Sorriem quando querem gritar. Cantam quando querem chorar.
Choram quando estão felizes e riem quando estão nervosas.
Lutam pelo que crêem. Enfrentam à injustiça. Não aceitam "não" como resposta quando elas crêem que há uma solução melhor. Privam-se para que a sua família possa ter. Vão ao médico com uma amiga que tem medo de ir. Amam incondicionalmente. Choram quando seus filhos triunfam e se alegram quando seus amigos ganham prêmios. Ficam felizes quando ouvem sobre um nascimento ou um casamento. Seu coração se parte quando morre uma amiga. Sofrem com a perda de um ente querido, entretanto são fortes quando pensam que já não há mais forças. Sabem que um beijo e um abraço podem ajudar a curar um coração partido. Entretanto, há um defeito na mulher: É que ela se esquece o quanto vale.

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Um Carinho Especial

Hoje pensei nas mulheres de um forma mais singela e lembrei-me de uma campanha da Mídia que dizia que toda mulher é uma diva.
Assim, vim deixa para a nossa Leitura o capítulo 31 de Privérbios, sobre uma mulher especial: A Virtuosa.
Afinal somos mesmo Diva.
Deus nos escolheu pra fazermos a diferença  e Ele deu-nos um manual de manutenção do título e está neste capítulo reservei para lermos hoje.
Que tal meditarmos com carinho neste que é um recadinho de Deus para o okut de nosso coração?
Boa Leitura!




Provérbios 31:10-31

10 Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis.
11 O coração do seu marido está nela confiado; assim ele não necessitará de despojo.
12 Ela só lhe faz bem, e não mal, todos os dias da sua vida.
13 Busca lã e linho, e trabalha de boa vontade com suas mãos.
14 Como o navio mercante, ela traz de longe o seu pão.
15 Levanta-se, mesmo à noite, para dar de comer aos da casa, e distribuir a tarefa das servas.
16 Examina uma propriedade e adquire-a; planta uma vinha com o fruto de suas mãos.
17 Cinge os seus lombos de força, e fortalece os seus braços.
18 Vê que é boa a sua mercadoria; e a sua lâmpada não se apaga de noite.
19 Estende as suas mãos ao fuso, e suas mãos pegam na roca.
20 Abre a sua mão ao pobre, e estende as suas mãos ao necessitado.
21 Não teme a neve na sua casa, porque toda a sua família está vestida de escarlata.
22 Faz para si cobertas de tapeçaria; seu vestido é de seda e de púrpura.
23 Seu marido é conhecido nas portas, e assenta-se entre os anciãos da terra.
24 Faz panos de linho fino e vende-os, e entrega cintos aos mercadores.
25 A força e a honra são seu vestido, e se alegrará com o dia futuro.
26 Abre a sua boca com sabedoria, e a lei da beneficência está na sua língua.
27 Está atenta ao andamento da casa, e não come o pão da preguiça.
28 Levantam-se seus filhos e chamam-na bem-aventurada; seu marido também, e ele a louva.
29 Muitas filhas têm procedido virtuosamente, mas tu és, de todas, a mais excelente!
30 Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao SENHOR, essa sim será louvada.
31 Dai-lhe do fruto das suas mãos, e deixe o seu próprio trabalho louvá-la nas portas
.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Débora - Uma mulher determinada

Débora, uma mulher determinada
Débora era uma dona-de-casa comum, como a soutras de sua época, que circulavam pelas 12 tribos de Israel,  mas foi escolhida para ser juíza. E foi a única mulher das escrituras sagradas a ocupar um cargo político com sabedoria e excelencia. Ela ficou conhecida  como "mãe de Israel” e fazia de tudo para o bem da nação (Juízes 4:4-16), administrando de forma bem plabejada todas as suas ações.

 Débora tinha um perfil admirável, tinha diversas atividades, mãe de família, profeta, temente a Deus e líder militar. Grande estrategista, planejou as batalhas e conquistou muitas vitórias para Israel na época dos juízes. Foi a libertadora do povo hebreu em tempos de guerra contra os cananeus e teve seu nome marcado na História de seu povo por todas as suas virtudes.

• Como líder - Ela não se intimidou por ser mulher e ganhou o respeito dos líderes de Israel.
• Como estrategista - Débora sempre buscava maneiras de combater os inimigos buscando inspiração junto ao Senhor.Sua comunhão com o Senhor e sua simplicidade, foram responsáveis por obter  êxito em tudo que fazia.
• Como conselheira - Uma de suas maiores qualidades era sua  preocupação com as pessoas. Procurava aconselhar bem, discutindo e sugerindo soluções para quem enfrentava  problemas.

Estamos em uma época que as mulheres tem que ir até Debora e aprender com ela. Pois, eu acredito, que  ela é a prova de que uma mulher pode ser profissional e dona-de-casa ao mesmo tempo. Para imitá-la, oprocure ser atenciosa e justa.

Mulher administre bem o seu tempo e não tome decisões sem antes planejar tudo direitinho.

terça-feira, 26 de julho de 2011

Os Excessos - tudo em demasia é prejudicial

Na vida, constantemente somos cobrados pelos excessos.
As relações sociais devem ser cuidadosamente equilibrados em seu casamento, ou algo vai quebrar. Você deve evitar a todo preço interferênccias externas em sua relação. E muito bom ter amigos, mas se esta relação interfere na paz de seu lar, você vai ter que abrir de algo. A maioria das amizades de hoje, não perdurarão por tempo ao menos considerável.
Devemos tomar cuidado com o que priorizamos em nossa vida, se não acabamos escolhendo o que mais desejamos no momento, abrindo mão do que sonhamos para a nossa vida. Foi o que Esaú fez, na fome, que era passageira, ele trocou a benção de uma vida inteira, por um prato de lentilha.
Tudo o qué em demasia  acaba por fazer mais mal que bem. E a Bíblia ensina que há tempo determinado para todas as coisas .
 
“Tudo, porém, seja feito com decência e ordem” (I Coríntios 14:40) .Tudo mesmo, não é só nas questões ministerias coletivas ou pessoais, é também na manutenção do lar e no exercício da mordomia neste, que devemos ser ordenados. Na vida conjugal, o excesso de trabalho e falta de sono, pode tornar uma pessoa crítica, negativa e intolerante, além de ser prejudicial a saúde da pessoa enquanto indivíduo.

Além dos  excessos aqui citados existem ainda os relacionados com a vida do casal, suas particularidades, que podem diminuir o amor pelas coisas sagradas. Não pensem que o casamento dá licença para excessos sexuais. Existem atos sexuais que degradam a pessoa, originando a falta de respeito mútuo e podem destruir  o amor.

Uma vida sexual temperada é recomendada pela Bíblia (1 Coríntios 7:3-7). Contatos sociais com os outros são absolutamente essenciais, afinal não devemos exagerar, não vamos tanto ao mar e nem tanto a  terra. A verdadeira felicidade não pode ser encontrada no isolamento.
 
Devemos lembrar que temos de aprender a rir e desfrutar saudavelmente os bons momentos, a diversão é necessária para todas as relações. Ser excessivamente sério é perigoso, além de anticristão, afinal Jesus era festeiro. Fazer coisas demais ou de menos, enfraquece a mente, consciência, corpo, e a capacidade de amar e respeitar um ao outro. Não deixe que a intemperança destrua seu casamento, sua vida e suas demais relações.
Pense nisto

******************************************

     

Para você entender melhor sobre excessos, assitam Juntos de preferência o filme Prova de Fogo.

domingo, 24 de julho de 2011

Falando de Rute - Valor do Compaheirismo

  
INTRODUÇÃO

Rute, uma companheira fiel

Significado do nome Rute
Origem do nome Rute = Hebraico.
Significado Rute = bela companheira.


           Esta aí um personagem bíblico que me encanta e seduz. Minha obsessão'e oração é para que eu seja como este mulher: Rute.
           Diz a Bíblia que Rute era casada com o hebreu Malom, filho de Abimeleque e Noemi, que viviam longe de Israel, em Moabe. Com a morte de esposo, ela apegou-se muito à sogra, a ponto de acompanhá-la até Belém, mesmo sabendo que poderia sofrer ali por ser de um povo diferente. Em Belém, Rute casou-se com Boaz e reconstruiu a própria vida. O Senhor Jesus é um dos descendentes de Rute e de forma imediata, Obede, Jessé e o rei Davi.
- Suas virtudes
          Esta mulher especial, tinha por virtudes qualidades como: Amizade, a fidelidade, a dedicação e o desprendimento. Com sua decisão de acompanhar Noemi, fez um dos mais lindos votos de amizade à sogra. “Onde quer que pousares, ali pousarei eu. O teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus” (Rute 1:16), que hoje é muito usado em convites de casamento e alguns juramentos matrimoniais.
- Principais características
  • • Amiga - Rute tratava bem a todos e era muito carinhosa.
  • • Responsável - Ela trabalhava em campos de cevada desde muito cedo, pela manhã e fazia se trabalho sem reclamar do trabalho, fazia o seu melhor.
  • • Confiável - Rute procurava ser honesta e íntegra nos afazeres diários. Conquistou as pessoas através de sua boa reputação e chamava a atenção dos chefes por isso.
- Seja como Rute
         Rute  era uma mulher doce e competente. Devemos  agir como Rute, investindo  nossa integridade em tudo que fizemos: trabalho, casamento e família.
         Deus se agrada de pessoas que agem como esta mulher, pois cuidava com amor de sua sogra mesmo esta não tendo mais nenhum filho para dar-lhe em casamento.
         Sua atitude pode mudar a história de sua vida e iinfluenciar no destino de outras pessoas.
         Rute acompanhou seu sogra sem necessidade alguma. Ela  poderia permanecer em sua cidade mas ela preferiu seguir sua sogra e ser-lhe por companheira até o final de sua vida.
       

sábado, 23 de julho de 2011

Amor sem conflito

 Para  evitar conflitos no seu relacionamento, é necessário que vocês sigam alguns pricípios relacionados com a sua Fé e a Palavra do Senhor, escrita por pessoa que tiveram um compromisso com Deus inquestionável.E estes conselhos podem ser usados em quase todas as questões humanas. Leiamos:



No casamento cada um precisa aceitar seu papel com amor – Liderança Amorosa e Submissão respeitosa


No casamento, o ideal , é cada um dos parceiros ter a idéia exata do que deve fazer e qual em com que sentimento. A Bíblia ensina que na submissão ou na liderança deve existir amor. Afinal adverte que As mulheres sejam submissas a seus próprios maridos, como ao Senhor e ensina também que os Maridos devem amar vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, Ora, o amor do Senhor Jesus por sua Igreja foi sacrificial. Ele abriu mão de sua própria vida por amor dela.E a Palavra continua advertindo que Cada um de per si, também ame a sua própria esposa como a si mesmo, e quanto à esposa ensina que esta deve respeitar a seu marido (Efésios 5.22,25,33)

É necessário que haja amizade entre o casal.

Não há meio de dar continuidade a qualquer relação quando não há cumplicidade. A amizade é fundamental entre o casal. Afinal um reino dividido por si mesmo não subsiste. A Bíblia ensina que a amizade cresce até se tornar algo maior: Em todo tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão (Provérbios 17.17). A amizade entre ambos é algo especial e fácil fazendo com que haja liberdade e os faz viver melhor em harmonia

Entre amigos a confiança necessária é tão fácil de viver que cada vez mais torna a relação mais agradável, sem grandes sacrifício. No relacionemento a dois esta amizade pode ser trabalhada a ponto de faze-los mais próximos. Trocar pequenos segredos, falar com carinho, olhar nos olhos são detalhes que mudam os resultados.

Coloque sua confianca no Senhor


Quando da construcão do lar é necessário contar com a ajuda do Senhor, já que a própria Bíblia diz que Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam (Salmos 127.1) Muitos casais sofrem durante este processo, siplesmente porque esquecem de confiar na Palavra. Não é só nossa vida espiritual que deve ser alicercada na rocha, nosso casamento também. Se basearmos nossas relações na Obediência, veremos todas as Promessas de Deuteronomio 28 se cumprirem em nossas vidas.

Pense nisto!





quinta-feira, 21 de julho de 2011

Falando de Amor...


                 O Amor deve ser uma meta a ser conquistada todos os dias

O que a Bíblia diz sobre o Amor?

Existe toda uma definição sobre amor e é dita nos altares e cantadas em louvores. Mas o amor existe? O que é o amor?
“O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca falha” (1 Coríntios 13:4-7).

            Lendo isto muitos pregadores e estudiosos vão até querer comentar dizendo que esta é a descrição do amor de Deus. Pior é que não vou poder discordar, afinal é assim que fui ensinada a vida toda. Este é o amor Agape, do grego "αγάπη".
            Você pode não acreditar, mas apesar deste amor ser relacionado à Deus, é um sentimento necessário para a manutenção de um casamento. Você precisa aprender a abrir mão de muitas coisas para manter a estabilidade de uma relação. Vai precisar olhar para o outro com misericórdia e o outro deverá fazer assim para com você.

          Constantemento o amor  é visto como um impulso sentimental. Mas isto não é de fato amor. O Amor é  um princípio sagrado que envolve cada fase da vida.Onde há o verdadeiro amor, o casamento não pode falhar. Sem ele não pode vingar.

          Vamos falar sobre tres frases do versículo citado acima:  “O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca falha” (1 Coríntios 13:4-7).

        O amor é sofredor - E claro que  o amor é sofredor, mas sendo sofredor não pode ser destruído pela impaciência.Não importa o que vão fazer ou falar, mas quem deseja fazer algo por seu relacionamento deve sim lutar para mante-lo e nesta luta haverá, por certo, muitas tristezas e dores. Ninguém sái impune da guerra, sobram sempre marcase hematomas, que comprovam que se esteve no campo de batalha;
      O amor seja benigno - Ora sendo o amor benigno, sua bondade filtrará muitas situações difíceis, pois é através da bondade que chega o perdão. Existem no casamento pequenas e grandes situações que acabam desequilibrar todo o bem estar familiar, mas que podem ser diblados com bondade e diálogo. É a bondade que fará com que você ouça com atenção e prepare seu coração para perdoar o outro em suas fraquezas.
       O amor não é invejoso - Ora, se amo alguém, vou querer o melhor para esta pessoa e, infelizmente, vou torcer para que esta pessoa esteja bem comigo, mas que esteja bem com as  outras pessoas também. Nada de discussões desnecessárias, de apoiar mais a família de e do outro. O casal precisa saber que ambos são u em Cristo, mas que pode partilhar sua  vida e sonho.
      Casamento é baseado em sinceridade, em cuidar bem um do outro. Todos devem sempre cuidar para que o sentimento  não se desgaste,

terça-feira, 19 de julho de 2011

Cuidado com quem você partilha sua intimidade - Sua vida é particular

            Já ouvi pessoas dizerem que não entendem porque os cristãos partilham sua vida particular com Conselheiros Matrimoniais e Pastores.Alegando que estamos partilhando nossos problemas com seres humanos. Estas epssoas, geralmente, são aquelas que deixam seus setores vazios por horas até, para confidenciarem sobre suas vidas com os colegas de trabalho.
           Para mim, ai está o erro.Primeiro você não pode roubar o tempo de seu empregador, que paga por sua hora de trabalho. Quando você deixa  seu trabalho para conversar esta lesando alguém. Você não é paga para conversar. E seu colega de trabalho não pode te ajudar. O máximo que você vai conseguir é  um partidário seu, alguém favorável à sua situação e um provável inimigo de seu parceiro.
          Sempre que tenho oportunidade de falar sobre isto na igreja, digo que a gente só percebe que o problema não é tão monstrusoo assim só quando vai contar para alguém. Doeu demais  na hora, quando aconteceu, mas quando a gente vai contar, descobre o quão mesquinho fomos, então, para justificar nossa revolta, ao contarmos para alguém, a gente floreia toda a situação.Na verdade, florear nem é a palavra adequada.A gente acaba transformando em um monstro o outro, só para justificar nosso ponto de vista..
          Esquecemos que assim estamos criando problemas para o futuro.Nosso cônjuge confia que mantemos nossos problemas dentro de casa e nós estamos tornando público o que é por natureza privado:“O coração do seu marido está nela confiado. Ela só lhe faz bem, e não mal, todos os dias da sua vida” (Prov 31:11-12)
          Sim, estamos criando um novo problema. Afinal, a raiva vai passar, o orgulho vai desinflar e então o casal vai ficar numa boa. Você vai querer compartilhar de novo com os amigos. E eles vão ficar revoltados contra o outro. Não acredito que ela ou ele se deixou enganar de novo!
          Nós estamos constantemente criando problemas para nós mesmo.Não é o diabo que cria nossos problemas, somos nós mesmo. O que pode acontecer é que ele aproveita as nossas rachaduras e transforma cada um delas em grandes precipícios, que nos destruirão.Mas somos nós que as principiamos com nossas cabeçadas.
           Algumas pessoas fazem pior; vão desabafar com o sexo oposto. O outro ouvinte vai vendo no  sofredor alguém necessitado de carinho, alguém carente e, quando você dá por fé, está envolvido em uma situação de adultério. e se pergunta como aconteceu. E a Bíblia diz:“Não adulterarás” (Ex 20:14).Fuja disto!

          Sejamos sinceros, muitas mulheres adoram esta situação. Estar sendo chaleiradas por outros homens por se acharem injustiçadas em suas casas. Já vi mulheres que ajem desta forma, destruirem seus lares. Muitas vezes lares que estavam indo muito bem sim, mas como elas  precisavam se sentir mais poderosas, capazes de seduzir outras pessoas, acabaram por jogar por terra o que já possuiam.

            Não podemos nunca tampar o sol com a peneira. Temos que ser como João, o Batista, que falava a verdade de forma dura. É por cuasa de nossa hipersensibilidade, nosso excesso de cuidado que muitos casamentos estão se destruindo. Não temos coragem de falar a verdade, doa a quem doer. Certas feridas, amados, devem ser tratadas sem anestesia.
           Muitas pessoas permitem toda e qualquer interferência externa em seu relacionamento.

. Feche seu cículo familiar

          Abrir a nossa relação para terceiros é um ato de deslealdade, até porque não temos a mínima noção do que acontecerá depois disto.Sejamos leal ao outro: . “o SENHOR foi testemunha entre ti e a mulher da tua mocidade, com a qual tu foste desleal” (Mal 2:14).
          Expor nossas intimidades para terceiro pode causar males inimagináveis, afinal o coração alheio é terra desconhecida e devemos nos guardar dos que praticam a iniquidade e de pessoas que querem o mal apenas. Observe esta advertência bíblica:  “Guarda-te da mulher má…(Prov 6:24).
         A intimidades do lar não deve ser compartilhada com os outros. E entre estes outros estão principalmente Os Pais. Esta regra sendo quebrada trás prejuízos e tragédias que poderiam ser evitados com o silêncio. aquela pessoa que te ouve pode se virar como um uma ferramentta do maligno para destruir a tua vida.
        Resolva suas questões entre si. Não permita a interferêcnia de terceiros, por mais ben intencionados que  pareçam.
        Quando precisar de uma opnião de fora, procure um Conselheiro Matrimnial, alguém abalisado para isto.Que conheça a resposta a Luz da Palavra.
         Pense nisto e continue investindo em seu relacionamento à luz da Palavra de Deus. Afinal é seu melhor método, pois é o manual de usuário.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Casamento - mitos e verdades sobre a construção de um lar. (Editado)

O casamento tem que ser construído sobre  rocha firme.
Aqueles que são construídos sobre a areia da praia é levado pelo tempo, cedo ou tarde.

"Todo aquele, pois, que ouve estas palavras e as pratica, será comparado a um homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha. E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica, será comparado a um homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína." Mateus 7:24-27




O casamento não é uma prisão.
Vou contar uma história real, mas obviamente não vou citar os verdadeiros nomes, pois se deu muito perto de mim.E até por isso escolhi esta experiência para ilustrar minha postagem.

Pulando fases

Depois de um namoro agitadíssimo com um belo deus africano. Jase, uma amiga da adolescência passou a gostar de um rapaz da vila.
Desta vez ela optou por um deus grego.Sem nenhum grama de gordura sobrando, da mesma idade que ela.
Para ser sincera, na tentativa de ficar com Túlio, Jase começou por fazer inimizade com a mãe do rapaz e por anos esta confusão continuou.

Resumindo, depois de uma gravidez inesperada, eles acabaram decidindo morar juntos. Es esta situação se perpetuou por longos 12 anos.
Jase tornou-se uma mulher extremamente preocupada com o lar, esposo e filhos. Uma esposa exemplar.
Um dos problemas que causava estresse entre Jase e sua sogra era o fato de terem religião diferente. E  apesar dessa diferença, Jase era uma esposa exemplar e muito guerreira . Sempre lutava pelas seus idéias. Nunca abria mão de nada por ninguém.Exceto por sua família. Durante anos ela tentou levar Tulio para o altar. Na verdade para o cartório.
Até completar estes 12 anos de casamento. Um dia ele aceitou casar.

Deixando o mal entrar no meio
da relação, o casal acaba
separado.

Casaram-se, foi uma festa magnífica. Os filhos  estavam presentes, alguns amigos também. Foi um espetáculo no bairro.
Vinte dias depois de casados, ela apareceu na casa de minha irmã, comunicando-nos que estava com problemas sérios na relação e que não acreditava que o casamento, que agora era de fato um casamento, não duraria mais.
Eles se descobriram incompatível.
Imagine! Doze anos de relação estável, fora os 4 anos que andaram de namoricos! Simplesmente declararam a tal incompatibilidade. E lá se  vão 5 anos de divórcio, que para piorar, eles estão deixando rolar, junto com as brigas que aparecem agora e toda aquela falta de respeito peculiar de alguns destes finais de casamento.
Filhos? A os filhos estão de um lado para o outro.

Porque contei esta história triste?
Simplesmente porque foi justamente o fato de eles terem pulado uma fase da relação que transformou todo o resto no que é hoje.
Muitos casais acreditam que se morarem juntos antes de oficializarem a relação, irão se adaptar melhor.No entanto isto não é de fato verdade. As pessoas conseguem disfarçar seus defeitos por anos.
Conseguem passar por muitas crises simplesmente empurrando com a barriga e acreditando que estão felizes.
Ai quando oficializam a relação, se dão conta que estão junto de um desconhecido. Isto é a falta de aproveitar  a relação em todas as suas etapas.
Se este casamento tivesse acontecido em termos claros, por certo daria certo.
Só que as pessoas casam presas à um sentimento inexistente. Investem na paixão acreditando que estão investindo em amor. A paixão é fogo, cedo ou  tarde ela arrefece e ai se não houve construção de algo para substituir a paixão quando ela acabasse.

Investindo tempo e cuidado na relação


Tudo na vida é como uma plantação, uma árvore, você não pode colher maçã de uma semente, antes você vai ter que semeá-la.
Vai ter que abrir um buraco na terra, deita-la lá com o devido  cuidado, molha-la na medida, excesso vai apodrece-la, se esquecer de regar vai secar.
Depois vai demorar certo tempo para germinar, para crescer. Vai demorar para ser um árvore pronta para produzir.

O MITO DO AMOR QUE RESOLVE TUDO

Casamento, uma aliança que
não deve ser quebrada.
O casamento deve ser visto como um dialogo, onde duas pessoas que jogam no mesmo time e o fazem para ganhar, pois só assim é possível resolver os problemas que surgem no dia a dia.
Muita gente acredita em mentiras do tipo : “Apenas o amor é suficiente para manter nosso casamento”? Ora, isto não passa de  mito. A realidade é que para que um casamento sobreviva aos problemas diversos é necessário mais que amor. Deve haver a prática da persistência, paciência, e compromisso mútuo, fatores capazes de tornar possível a resolução madura e objetiva dos problemas que surgirem.
E eles vão surgir, onde há ser humano, há problemas, de todo tipo, desde os mais singelos de convivência, como grandes e que se não foram administrados levarão à uma destruição não só da relação em si, mas da própria segurança da pessoa.

Mudanças
Ora, a aproximação traz intimidade, mas traz também a necessidade de mudanças e adaptações. E claro que a mudança é algo difícil.
A mudança de alguém que convive com você em um ambiente diferente de seu convívio pessoal, é totalmente tolerável, mas quando afeta seu dia adia em seu refúgio, em seu lar, a sua relação pessoal  com seu companheiro. Isto porque te afeta de forma direta. O casamento em si, trás consigo uma enormidade de  mudanças. São regras diferentes.

Pior é que não há a possibilidade de  minimizar o problema por viver com uma pessoa antes do casamento. Na realidade, estudos têm demonstrado que viver em condição marital antes do matrimônio tem sido o indicador de uma quantidade ainda maior de divórcios.

Fé e ansiedade

O casamento deve ser fundamento na Fé. Mas antes, devemos controlar a ansiedade. A ansiedade  faz com que se adoeça, a alma é machucada e a pessoa acaba sofrendo por querer que as coisas aconteçam antes da hora.  Às vezes os casais criam  monstros na relação simplesmente por imaginar problemas, muitos que nem existem. São ciúmes, falta de perspectiva, falta de amor próprio. Jesus ensinou que devemos amar o próximo como a si mesmo. Então para amar alguém, eu preciso também me amar.

O casamento consiste não apenas de duas, mas de três pessoas - você, seu cônjuge e Deus.
Se um lar é construído sobre terra firme da Fé, as intempéries virão e o relacionamento sobreviverá pois será sólido. Isto porque o casamento construído sobre a Fé, será indestrutível.

"Na verdade, não existe essa tal "estabilidade do casamento". Tudo muda,  mundo muda, e as pessoas que estão dentro de uma relação também mudam durante os anos que passaram juntas, mas nós, às vezes, olhamos a vida das outras pessoas e não notamos as nossas próprias diferenças. Salvar um casamento não é manter uma "relação estável", mas admitir que é necessário aprender e querer mudar junto"

E antes de mais nada, é necessário  aprender fugir da ansiedade.
" Não andeis ansioso de coisa alguma; em tudo porém, sejam conhecidas, diante de Deus, aos  vossos pedidos, pela oração e súplica, com ações de graças. E a paz de Deus que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus" Filipenses 4 - 6 e 7

Em resumo:
  • É necessário aceitar a relação com todas as suas fases.
  • Aceitar a mudança de ambos e reconhce-las.
  • Deixar de lado a ansiedade.
  • Investir tempo e cuidado à esta relação.



 ********************************************
Silvia Geruza
Título AMOR ROMANTICO - ISTO EXISTE?: DO MITO A REALIDADE POS-MODERNA


Autor SILVIA GERUZA

Editora FONTE EDITORIAL

ISBN 8563607073, 9788563607072

Num. págs. 96 páginas

sábado, 16 de julho de 2011

Evite as Críticas...

De todas as coisas que podem prejudicar um relacionamento, a que pode ser declarada como a "top" é sem dúvida a Crítica.
As críticas atrapalham sempre, principalmente por que em sua maioria são sempre destrutivas,mesmo que venham disfarçadas de boas intenções e recebam  o pomposo nome de construtivas. Isto por que as críticas são sempre acompanhadas de um tom jocoso. As ironias atrapalham sempre pois intensificam a irritação e aceleram os problemas, já que uma vez influenciada, a pessoa irritada na situação perde a conectividade e ambos passam a falar de coisas diferentes,mesmo que pensem falar das mesmas.

Cuidado! A Crítica aciona a Irritação.

A Bíblia adverte aos maridos:“Vós, maridos, amai a vossas mulheres, e não vos irriteis contra elas” (Colocences 3:19). E adverte também as mulheres a evitar a irritação do parceiro, pois isto torna a convivência difícil: “É melhor morar numa terra deserta do que com a mulher rixosa e irritadiça” (Provérbios 21:19). E vai mais além ao afirmar que: “O gotejar contínuo em dia de grande chuva, e a mulher contenciosa, uma e outra são semelhantes” (Provérbios 27:15).Imagine ser comparada a chuva intermitente!
Ficar repetindo algo desagradável sobre o outro não vai resolver o problema. Espere o momento difícil passar, quando os nervos se acalmarem e a paz voltar, tentem conversar sobre o assunto.MAS ANTES analise se realmente existe o problema.Muitos problemas são descartados nesta simples dica. Afinal, no auge da discussão, os egos inflam também a percepção do problema.
DEPOIS analise se o problema não está em você. Reconhecer seu erro e assunir para si mesmo, diminui em pelo menos 50% das crises.
AGORA leia o que a Bíblia diz sobre percepção de erro alheio: “E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho?” (Mateus 7:3).Sim, muitas vezes nosso erro é maior.

O pior em tudo isto que os casais não querem parar de criticar, de irritarem-se um ao outro, e procurarem falhas um no outro.
Alguém sempre pode falhar, o marido ou esposa pode falhar muito, mas irritar-se não vai ajudar.
As pessoas esperam perfeição uma das outras, e esta é uma das causas que resultam em problemas.
Será que não há qualidades que suplantam as falhas. Invista nas coisas boas, afinal elas valem a pena. Você não consegue mudar o seu parceiro.Nem tente obrigar a isto, por certo   destruir a confiança e  o amor. Somente Deus pode mudar as pessoas.
Você pode encarar estas situações difícil com senso de humor, mantendo seu  coração alegre. Experimente acrescentar bondade ao seu olhar. Tenha mais  paciência, sejamais carinhosa.
Diz a Sabedoria popular que: O segredo de um casamento bem-sucedido não é ter o parceiro certo, mas sim em ser o parceiro certo - e desta vez o pensamento está a favor da sua relação. Pratique-o.
.

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Para quem tentou de tudo - Seu dinheiro, meu ou nosso dinheiro?

Quando o assunto é dinheiro, as coisas apertam. Seja nas relações pessoais, nas emocionais  e até nas espirituais. O dinheiro que era para ser apenas um meio para  possibilitar certo conforto a vida, se torna um problema de ordem pública. Quem dera fossemos todos nós amados como  o dinheiro é.
Dinheiro é tão absurdo, que já vi gente brigar pelo dinehiro que não tem. Nem tem o dinheiro para colaborar com algo, mas esta reclamando dos valores solicitados para isto ou aquilo.Entre o casais então o problema se torna pior, pois  nem um nem outro quer abrir mão disto ou daquilo para manter  a paz do lar.

          Então a melhor advertência que podemos fazer em relação ao dinheiro é: Quando o assunto for Dinheiro, seja razoavel.

         Uma das poucas  referências específicas sobre dinheiro e sobre doa-lo esta registrada em II Coríntios 9-7, que termina assim:. “Deus ama ao que dá com alegria” 
         No casamento, todos os bens e rendas  devem ser “nosso”, não “seu” e “meu”. Desde o início do casamento, quando se estudas todas as possibilidades, devem ser determinados quem faz o que na relação e se for combinado que ambos vão continuar trabalhando, as rendas só são pessoais  fora da relação, dentro é nosso. Não interessa quem ganha mais ou menos, ganhamos ambos  um valor total e deste valor total é que serão feito os pagamentos que se fizer necessário. 
        É comum hoje, alguns casais, com a chegada dos filhos, optarem pela mulher deixar o mercado de trabalho  e passar a adminstrar a casa somente. Assim, aquelas que antes contribuiam passam a depender do esposo. Como resolver esta questão?
       Ora, muulheres que não trabalham fora de casa devem receber algo que possa suprir suas necessidades das mãos de seus esposos. Com esta quantia regular ela poderá suprir suas próprias necessidades de mantimentos, roupas e outros. Este gasto deve ser orçado com prazer, afinal ela esta optando por sacrificar sua vida profissional em favor dos seus filhos e do seu lar. E jamasi ser visto como um sacrifício de perca e sim de ganho. Afinal a família e sta sendo priorizada e é o que importa. O que você investe no seu lar trás benefício para ambos.
      O dinheiro é o fator principal de vários divórcios. Os  casais brigam por ter muito ou por ter pouco, mas este é um erro, justamente pela falta de aceitar que o dinheiro é de ambos. Temos que manter os oslhos abertos para que os problemas mais comum dos outros casais não influenciem na relação de vocês. Tomar certos cuidados  é na verdade zelar pelo seu casamento. E nosso casamento tem que durar  para sempre.Assim, nosso dinheiro deve ser benção e não maldição sobre a vida des vocês. 
      Quando for necessário que apenas um mantenha a provisão lar, esta  deverá ser feita de forma alegre e espontânea,  jamais com má vontade ou sobre  qualquer  protesto.
      Alguns casais optam por manterem  um valor fixo para gasto de ambos. isto faz com que ela consiga aquela bolsa linda que combina com aquele sapato que ela viu na loja A e ele tenha aquele aparelho que viu na Loja B e que desde então tem se tornado seu sonho de consumo.
       Confie na capacidade de gerir de seu companheiro, isto o fará mais responsável por perceber que você dá um crédito favorável a ele.
       Tenham uma espécie de cofre onde vocês possam colocar aquelas moedas e notas que insistem em querer fugir da sua bolsa ir parar naquela loja de quinquilharias, ou na banca de pastel. Guarde estes dinheirinhos extras e ao final de determinado tempo, descubra quanto vocês conseguiram guardar.E sejam surpreendidos pelo que conseguiram.
      Orem sempre por estas questões, mas sejam sábios.
       Orem juntos para que Deus lhes dê  sabedoria para administrar vosso dinheiro. O Senhor esta pronto a ajudar os seus servos, aqueles que estão preocupados em ter um lar abençoado. debaixo da graça do Senhor. Pense no melhor meio de administrar sua vida financeira. De preferência não gastem tudo, tenham o hábito de  guardar parte de seus ganhos para uma eventualidade.Não faça créditos maiores que 30% do valor que ganham juntos. E sempre converse sobre suas finanças, de forma que tudo fique claro entre vocês e que possam alcançar  a segurança e o conforto de vocês, como casal.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Marketing Emocional - A alma do negócio é sempre um bom elogio...

                Às vezes, durante os anos vamos percebendo que estamos desgastando nossa relação, mas não estamos interessados em fazer nada para mudar. Só que sempre estamos preocupados em culpar os outros pelos nossos erros e, no casamento isto acontece com frequência. Os outros sempre são culpados por nossos fracassos.
                O que nós esquecemos é que em nosso coração só entra o que permitimos. E se só entra o que permitimos, também somos responsável pelo que dele sai.Somos responsável principalmente por nossos sentimentos e pelas decisões que tomamos.


                O amor em si ou por si, é uma decisão determinante, afinal, você decidiu amar alguém um dia, baseado em características físicas e psicológicas que você foi escolhendo ao longo de sua vida sentimental. Você criou esta relação e é responsável por ela e, deve entender que como você inseriu ela aos poucos, agora ela faz parte de sua personalidade, é inerente a você.


               Quando você deixa uma relação por determinado problema, vai passar o tempo e logo estará em outra relação com o mesmo problema. Quantas vezes você já ouviu alguém dizer: "Esta menina só arruma porcaria", ou "este menino só arruma mulher preguiçosa".Embora possa ser uma pessoa simples a dizer isto, ela está certa, porque na verdade sua postura, sua informação interna é o que faz você encontrar pessoa com as mesmas características.
               Antes de continuarmos, leia a Ilustração abaixo:  




Um homem havia pintado um lindo quadro. No dia de apresentá-lo ao público, convidou todo mundo para vê-lo.


Compareceram as autoridades do local, fotógrafos, jornalistas, e muita gente, pois o pintor era muito famoso e um grande artista.

Chegado o momento, tirou-se o pano que cobria o quadro.

Houve caloroso aplauso.

Era uma impressionante figura de Jesus, batendo suavemente à porta de uma casa.

O Cristo parecia vivo.

Com o ouvido junto à porta, Ele parecia querer ouvir se lá dentro alguém respondia.

Houve discursos e elogios, dos que visualizavam a pintura.

Todos admiravam aquela obra de arte.

Porém, um observador mais curioso, achou uma pequena falha no quadro :

A porta tinha sido pintada, mas o pintor havia esquecido de colocar uma simples fechadura.

E foi perguntar ao artista :

- Mas a sua porta não tem fechadura! Como se fará para abri-la ?

- É assim mesmo - respondeu o pintor

- Esta, representa a porta do coração humano.

- Ela só se abre do lado de dentro.




             Seja o que for, no campo espiritual ou emcional, seja para Jesus ou para a pessoa amada, no seu coração só entra quem você permite. E do seu coração só sái o que você permite. A Bíblia diz que é no coração que estão as fontes da vida (Provérbios 4-23), comprovando o que a Medicina diz sobre o assunto.
            Casamento em crise porque você acredita que já fez tudo, mas o outro esta tentando mudar? E você ainda não acha um motivo magnífico para o divórcio, é porque você esta no caminho correto.
             Você ainda pode fazer algo. 
             E o que seria?
             Mudar o foco.
            Investir em reacender em você a esperança que este relacionamento dê certo. Comece por:

  • Lembrar os motivos que levaram vocês ao casamento.
  • Arrumar tempo para a relação. 
  • Priorize a relação.Você esta envolvido até a tampa nesta situação.
  • Ore pelo outro.Lembre que você prometeu quue ficariam juntos na alegrias e nas tristezas. - A hora da tristeza chegou.
  • Converse sobre o que de fato esta errado com vocês.As vezes um está pensando que está certo, mas aquilo onde ele se acha o bom, para o outro é onde mais amarga o erro.
  • Perdoe um ao outro.
  • Não permita que pequenos desentendimentos se transforme em grandes problemas para o futuro.
  • Orem juntos por sua relação.
  • Leiam a Bíblia, isto faz uma diferença muito grande.Afinal a Bíblia é o manual do homem. Diferente do que dizem por aí, vocês possuem si o manual de uso e manutenção do outro nas mãos.Faça uso.
  • Invistam um no outro, tempo e imaginação. - Nem sempre o dinheiro resolve tudo.Muitos milionários se divorciam todos os dias no mundo.
  • Lembrar dos acontecimentos que trouxeram felicidade a vocês dois.
  • Lembrar dos projetos em comum e reavalia-los.
  • Reconquistar a fluidez do diálogo.
  • Aprender a argumentar.
  • Lembrar dos filhos, que são sempre oa mais lesados com o divórcio.
  • Fazer comentários positivos um sobre o outro.
  • Surpreender um ao outro com presentinhos sutis.
  • Elogie-se mutuamente. Afinal o marketing é a alma do negócio..
  • Mande flores um ao outro para o endereço do trabalho.
  • Escreva bilhetinhos atrevidos. Não é por que você é crente, que não pode namorar. Afinal estão casados, tem um nível de intimidade que pode ajudar nestas conquistas diárias.
  • Ande de mãos dadas, mesmo sem vontade.
  • Olhe por sobre o copo na mesa, segure a mão por acaso. Pode parecer bobagem, mas são coisas que com o passar do tempo vocês perderam.
  • Volte a usar o perfume do namoro ou troque de perfume.
  • Faça um jantar especial só para vocês dois.
  • Vá ao cinema e divirtam-se com um filme especial.Tem hora que uma boa comédia é salutar.afinal, sorrir das mesmas coisas faz com que prestemos atenção um no outro.
  • Revitalizar a casa.
  • Revitalizar o guarda roupa.
  • Reorganizar seu tempo.

Se vocês começarem a fazer isto agora, vão perceber que estavam pensando que fizeram tudo, mas há muito a fazer.
Seus sentimentos são de sua resposnabilidade. Comece a fazer algo por você. Pense que pode  retirar o melhor de você e mudar a situação.Você não muda a outra pessoa, você só pode mudar você mesmo, com um trabalhao árduo. Mas quando vale a pena, quando é em sua felicidade que está pensando, o trabalho árduo pode se tornar prazeroso.


            Pense nisto e tente mais estes conselhos. 

domingo, 10 de julho de 2011

Já tentou de tudo? - Algo para não pensar

Cuidado, o erro pode estar em você!          


Uma das maiores causas de divórcio no mundo é o Orgulho.

Por causa do orgulho, finda-se o diálogo. Não tem como você convencer ninguém que odeia agora aquela pessoa que jurou amar para sempre, só porque ele deixa a toalha molhada em cima da cama e ela pensa que a torneira do chuveiro é varal de "lingerie"
O orgulho quebra toda chance de diálogo. Um fica de sobreaviso, está sempre na defensiva: Nada que Ele ou ela faça agora vai fazer diferença. O Apego que a sua idéia é a certa, vai colocar por terra toda a chance de recosntrução que esta relação poderia ter.

             A maioria das pessoa, que estão a afirmar que já tentou de tudo, antes de realmente tentar algo, já está pensando em terminar naquela palvrinha trágica, de três sílabas, que desfazem a relação, ma snão é capaz de desfazer os laços e de ajudar na recuperação da liberdade.
            Infelizmente mutos casais já se casam pensando nesta como a primeira opção. E é por isto que hoje tentar recuperar um casamento se torna tão difícil, afinal eles iniciaram sabendo o fim que lhe dariam, então para que isto aconteça, são apenas dias.
            Vivemos numa Sociedade que preza muto o egoismo. As pessoas se acham auto-suficientes e são ensianadas pela mídia que de fato o são. Nossos modelos de vida, nossos espelhos socias são de pessoas que  namoram, casam e separam na velocidade da luz.Nem bem a revista esfriou na banca, os casais que as ilustram já se desfizeram.
           Todas estas coisas influenciam os jovens e outros que nem jovens mis são.

Conselho para hoje, á luz da Bíblia: -  Concorde que o divórcio não é a resposta
 
          Quando foi para planejar seu matrimônio você foi ao líder de sua igreja e apresentou a pessoa querida, fez as correrias diversas pra que  se realizasse na presença do Senhor. Então você condicionou sua relação à viver debaixo da vontade de Deus. O que mudou então? Ora se foi à presença do senhor para ligar sua relação, pense no que Ele acha de sua vontade de desistir: “Portanto o que Deus ajuntou não o separe o homem” (Mateus 19:6).
           Quem oficializou o primeiro matrimônio  de que temos notícias, foi o Snehor e ali determinou que houvesse uma ruptura com o spais e que mabos, gora sendo um, se tornassem indissolúveis.O caasal esligado entre si por laços que devem ser quebrados apenas pela morte.
          Nosso livro de fé, a Bíblia Sagrada nos deixa claro que os laços do matrimônio são destinados a ser indissolúveis e indestrutíveis. O divórcio é permitido apenas em caso de adultério.
         Isto não é uma exigência, é uma permissão. Antes de tentar o divórcio neste caso, ainda há um apossibilidade a estudar: O PERDÂO. O perdão é sempre melhor do que o divórcio. O casamento é para a vida. Deus deixou claro ao oficializar o primeiro casamento no Éden.
         O divórcio não é solução, pelo contrário é um entrave que vai gerar problemas maiores para o casmento desfeito. Existem laços que foram criados pelo casamento, que não são desfeitos com uma assinatura de anulçaão em frente ao Tabelião. Os filhos, os bens e os sentimentos gerados durante os anos do casmento, não podem ser destruídos pelo divórcio.
        Provavelmente seja esta uma das razões que fizeram Jesus descartar essa possibilidade. 

Alguns Problemas causados pelo Divórcio
  • Frustração - Acabou o sonho dourado. Onde errei? Porque não tentei tudo? Porque não relevei pequenas falhas? - Estas e outras perguntas se avolumam na mente de um ou de outro, tornmado qualquer convívio mútuo bem mais difícil, quando não os impossibilitam.
  • Infelicidade - A sensação de vazio que vem e que você esperava que fosse de alívio, acaba por te fazer infeliz. As brigas que surgem até por causa de  um CD que nenhum dos dois gostava, roubam a paz e tiram o sono.E não há nada que voc~e poss fazer para recuperar o tempo que você julga perdido.
  • Solidão - Não existe dor pior que a da solidão. Os sons de seus próprios passos, alembarnça de um perfume que você não vai sentir mais, a voz que você não ouve mais, com o memso carinho, tudo acabado. Então você percebe que ninguém é perfeito memso e que é melhor o defeito conhecido que o desconhecido.
  • Sensação de Fracasso - Pior de tudo é imaginar, de repente, no meio da noite, que não foi capaz de cuidar de algo que desejou tanto.
  • Filhos com problemas - Muitos bons pais ou mães, tornaram-se pais  omissos com o divórcio. E mesmo que não haja  a omissão financeira,o déficit emocional é irreparável. Os pais já não passam as dat especiais com os filhos e se isto acontece, a criança pereb sempre o clima que se instala ao mínimo comentário que haja sobre este ou aquele assunto.  Filhos  sem limites, usuários de drogas e extremmente rebeldes são apenas algumas destas consequ~encias.
          Quando Deus instituiu o casamento foi para guardar a pureza e a felicidade das pessoas. O Senhor sabia que através do casamento o homem seria suprido de  suas necessidades sociais. Através do casamento o homem tem elevada a sua natureza física, mental e moral. Os votos matrimoniais estão entre as obrigações mais solenes que os seres humanos podem assumir. E pensnado em tudo isto, pense bem ante de optar pelo divórcio.

          *************************************

         Obviamente que não estamos aqui a obrigar pessoas agredidas por seus conjuges a viverem junto, esta já é uma situação relacionada às Leis humanas e devem ser respeitadas. Deus não fez o homem para bater na mulher. pelo contrário, o Senhor incentiva o homem a ser sóbrio, modesto, hospitaleiro e não violento, que não seja dado a contendas e que governe seu lar com respeito. Ensina que o homem deve amar a esposa como Jesus amou sua Noiva - a Igreja - entergando-se a morte se preciso fosse como Ele fez, por amor de sua noiva.
        Toda e qualquer agressão deve ser comunicada às autoridades de direito, pois diz aBíblia que o Senhor instituiu estas. E se o Senhor as istituiu, Ela as legitimou para garantir nossos próprios direitos.