Google Translate

sábado, 9 de julho de 2011

Sabedoria - um dos Pilares para um casamento feliz

Sabe o que há com o amor hoje?
Ele existe.
Este é o problema. Até o século 18 o amor era algo apenas literário, como os fantasmas e fadas.
Príncipes encantadaos que vinha em seus cavalos brancos era apenas uma figura romântica que existia apenas nos livros.
Não vá dizer que eu não acredito no amor, mas as pessoas mudaram o que de fato é amor para uma situação açucarada, que não resiste ao tempo e as provações do tempo.
Amor para toda vida. A cumplicidade
vem do que o casal investe no
relacionamento.
Aquele casalzinho que se sentava na praça, de mãos dadas, não casaram por amor.
Quando você vai falr com ela vai descobrir que ela o escolheu porque sentia que ele lhe daria o conforto e segurança emocional necessários para juntos formarem uma família.
Com a propagação do Feminismo e da idéia artística da geração hippie, as idéias do que realmente é lar e casamento foi deteriorada. Surgiram assim os lares sem fundamento.
Não há mais espaço para o perdão. Ninguém esta disposto a fazer algo mais para manter uma relação.
Obviamente que não estou aqui dizendo para uma mulher ou homem perdoar uma agressão e outras situações criminosas, mas não são os crimes do lar e as violências tão divulgada pela mída o grande causador de divórcio no mundo.
Os maiores indicativos de divórcio no mundo se dá por:
  • Falta de paciência com o companheiro.
  • Falta de investimento na relação.
  • Falta de diálogo.
  • Indiferença às necessidades do outro.

E todas estas situações se dão principalmente porque as pessoas não se preparam para a construção do lar.
Sim, construção. O amor é uma construção diária. 
O amor é feito de doação  constante e o maior símbolo de amor é Jesus. Ele se permitiu morrer por amor de pessoas que nada mereciam.

Quando escolhemos alguém para dividir nossas vidas, para compartilhar, devemos nos lembrar que não é só casar e acabou a história.
A péssima idéia começa na frase tão esperada: Enfim sós.

Enfim sós? 
Não mais, agora os dois serão um, mas a batalha é para dois. Ambos serão responsáveis um pelo outro.
Agora vão conversar, falar sobre tudo, respeitar o espaço do outro, olhar ambos para o mesmo lugar, ceder aqui, ganhar ali.

O Esposo
Segundo a Bíblia, o esposo deve cuidar da esposa como Jesus cuida da sua noiva, a Igreja. E o que Jesus fez por sua noiva? Morreu por ela. Na verdade morreu para ter ela. (Efésios 5-25)
Em Efésios há algumas indicações de como o esposo deve cuidar da esposa:
  • Cuidar da esposa como do próprio corpo - (5-28) Isto implica em cuidar bem, em não ferir, em manter viva a esperança da esposa, em ser sincero, isto porque uma pessoa normal não pratica a automutilação, não mente para si mesmo e não destrói seus próprios sonhos.
  • Tratar dela com doçura - (Colossenses 3-19) Se não é para tratar com amargura, então é com doçura, com amor. 
  • Viver em comum com ela - (I Pedro 3-7) Viver em comum significa viver em acordo, mas se chagar a um acordo é necessário o que? Diálogo.Sem diálogo não há argumentação e onde não a instiuição de argumentos, o acordo não exikste.
  • Ter consideração pela esposa - (I Pedro 3-7) E o que é consideração, se não respeito,importância? Sim, considerar nada mais é que levar em conta, ou seja, de novo, estar de acordo. Observar o que o outro quer ou precisa. Levar em conta o que  esposa pensa. Afinal, se ela é im portante,deve ter a deferência necessária à esta posição.
  • Tratar com dignidade - (I Pedro 3-7) Isto é tratar a esposa como algo importante, como jóia que precisa de cuidados permanentes, com segurança, para que nada lhe atinja. Proteje-la das astúcias do mundo, das ma´s linguas. E como o homem livra sua esposa das ´más linguas? Cuidando para que seu comportamento não gere situações que a faça infeliz.
  • Trata-la com amor - O homem não precisa ser um Salomão para usar palavras doces, uma posia, um verso, sempre é possível agrada-la com algo. Se não com as palavras, com algo que mostre a ela que pensou nela durante o dia. Elogie- a. A mulher precisa dsito. Assim como o homem.

A Esposa
Construção leva
investimento
e tempo
Segundo a Bíblia a esposa edifica sua casa (Provérbios 14-1). E edificar segundo o dicionário? Edificar: verbo transitivo direto, levantar um edifício, construir (Houaiss).E o que é necessário para esta edificaçâo? algumas qualidades especiais que encontramos principalmente em Provérbios 30 de 10 a 31:
  • Corajosa e Fiel (10) - Sua coragem em assumir os riscos é que te farão mais forte neste exercício diário de edificação do lar.
  • Alimentadora (14) - Tanto do espírito quanto da alma, do coração do esposo e do lar em si, você é responsável por executar o máximo neste sentido. Faça algo mais e os resultados aparecerão.
  • Construtora (16) - Sua força de vontade vai leva-la longe. E pode ser que como Seera, sua atitude chegua a ted r força para construir não só seu lar, mas até cidades. (I crônicas 7-24)
  • Destemida - Como JAel, você terá que d estruir alguns fortes que tentarão destruir teu trabalho. (Juizes 4-21)
  • Fiel apesar das provas - Noemi (Rute 1-6 e 7) sofreu muitas perdas em sua vida, mas seu testemunho de fé em Deus fez com que ela ganhasse para Deus  vida de Rute. E atrav´pes da vida de rute ela teve sua descendência refeita.
Estes são apenas alguns adjetivos necessárioas pra a construção de um lar, mas entrariam aí ainda exemplos de outras mulheres como Dorcas,  a Bem aventurada, Raabe, a protetora, Abgail, a sábia, Bateseba, a boa governante, Loide e eEunice, fiel educadora, Sara, louvada pelo seu exemplo de submissão, a própria Rute, mulher testemunho.
Se conseguir adquirir parte destes adjetivos, está esposa será também louvada.


Elisabeth Lorena Alves
Postar um comentário