Google Translate

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Ser uma linda mulher

Ser uma linda mulher

Introdução


O hábito de higiene era comum na Palavra, usar perfumes era algo tão comum que o menino Jesus ganhou alguns presentes e entre estes estava mirra e incenso. O incenso era usado para perfumar os ambientes e a mirra era a base de muitos perfumes de então. Assim sendo, a higiene era uma prioridade. Infelizmente esquecidas porque sempre que falamos destes presentes usamos simbologia, mas devemos entender sua importância real. Há algo mais sobre a Higiene que deve ser observado, era tão importante que havia o costume quando, ao receber uma visita em casa, o anfitrião ungia a cabeça do visitante com unguento ( Lucas 7.46).

Falando de Beleza e Cuidado Pessoal
Estudando minha Bíblia – comum, não é uma especifica para mulheres, mas trata de todos os assuntos e me acho bem nela – encontrei algo bom para pensar: A beleza Feminina.\
Acredito que isto tem muito a ver com meu atual momento, em que estou prestando mais atenção em meu papel na Sociedade, como mulher e como obreira. Em Dezembro último fui separada para o ministério de Missões – e estou em fase de adaptação com esta chamada e com o fato de estar a mais de 3 mil Km de tudo o que conhecia até então – estou em Manaus desde então, procurando ocupar meu tempo entre estudar mais a Palavra e cuidar de minha Saúde, esperando uma determinação sobre o que vou fazer de fato para o Senhor aqui neste lugar.
Hoje São Paulo é uma lembrança apenas e tenho que mudar muitas coisas em minha vida. De todas, a que mais me envolve e me aterroriza é o fato de eu encarar uma dieta invejável por algumas pessoas, já que tenho que comer para emagrecer.
Esta situação me fez pensar no que de fato é ser bela, e no que posso alcançar os meus objetivos. Quero sim conseguir alcançar minha meta, mas ao pensar nisto esbarro em algo muito alardeado pela mídia: a esqualidez das modelos, atrizes e celebridades.
Obviamente não é este meu objetivo. Meus exames comprovam que tenho uma histórico hormonal baixo e outros de pessoas muito mais magra que o considerado normal, e estes dados podem sim me levarem aos meus objetivos.
Só que me peguei fazendo uma pergunta: Qual a importância da beleza na Bíblia?

Falando da Beleza Interior
Esta pergunta me levou à mulher virtuosa e algumas outras. O sábio afirma que uma mulher virtuosa é uma joia de muito valor: valor muito excede ao de joias preciosas” (Provérbios 31.10). Rute era uma bela mulher, assim como Ester, Sara e Rebeca e, algumas mulheres da Bíblia usavam meios para se tornarem mais belas aos olhos de seus esposos. Rebeca foi presenteada com belas joias pouco antes de seu encontro com Isaque.
Higiene e cuidados com a Saúde são obrigações pessoal que não devemos deixar de lado. E também nosso corpo é Templo do Espírito Santo e deve ser bem tratado. Precisamos nos adequar a nosso papel como mulheres de fé. Virar uma top model esta mesmo fora dos padrões da maioria das mulheres, afinal temos informações genéticas diferenciadas, no entanto devemos sim estudar nosso organismo. E é para este estudo que existem médicos que possam nos direcionar aos exames necessários para descobrir porque nosso organismo reage de um jeito ou de outro frente a determinado modo de vida ou dieta instável. Com a conclusão que há algo que pode ser feito por nós, chega a hora de buscar o equilíbrio necessário e o apoio que precisamos para dar passos seguros.
Claro que para nós que somos cristãos o melhor é orar ao Senhor e buscar Nele a força necessária para atingirmos os nossos objetivos. E com certeza o Senhor nos ajudará.
Falando de Má Interpretação Bíblica
O que devemos sempre evitar é os exageros, afinal o mesmo livro que nos ensina sobre a mulher virtuosa e suas características, nos adverte que se nos atermos à estética deixamos para trás a beleza que importa, o nosso temor a Deus: “A beleza é enganosa, e a formosura é passageira; mas a mulher que teme ao Senhor será elogiada” (Provérbios 31.30).
Sim, não devemos nos ater apenas á nossa embalagem e sim caprichar em nosso aspecto espiritual, afinal somos advertidas a prestar atenção em nossa beleza interior: “A beleza de vocês não deve estar nos enfeites exteriores, como cabelos trançados e joias de ouro ou roupas finas. Pelo contrário, esteja no ser interior, que não perece, beleza demonstrada num espírito dócil e tranquilo, o que é de grande valor para Deus” (1 Pedro 3.3-4).
Não podemos nos ocultar em nossos temores e em nossas fraquezas e, pior ainda, as opiniões destorcidas sobre Beleza e comunhão, não podemos nos ater a pequenas distorções e falsas ou má interpretações da Bíblia para nos acovardarmos e deixarmos de lado o nosso corpo e cuidados. Que possamos nos ver de fato como Templo do Espírito Santo e termos mais cuidados com nosso corpo, até por respeito àquele que nele habita..
Como mulheres especias, precisamos olhar para nós mesmas com amor e respeito. E nos cuidarmos sempre.



2 comentários:

Belinha disse...

amei essa postagem, realmente essa coisa de blog não é pra qualquer um, vc expressa muito bem suas idéias.Super beijos minha irmã em Cristo

Elisabeth Lorena Alves disse...

Belinha
Minha doce e querida amiga, obrigada pelo elogio.
E tu sabes também escrever seu espaço muito bem.
Sempre que posso passo por lá.
Espero novidades.
Beijos
Paz
Elis