Google Translate

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

O que a nora falou para a sogra?

O que a nora falou para a sogra?
(e a menina que tentou matar a sogra)


O que uma nora disse à sua sogra;  
Rute 1.16, “Disse, porém, Rute: Não me instes para que te deixe e me obrigue a não seguir-te; porque, aonde quer que fores, irei eu e, onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus.


Rute deixou-nos um exemplo de convivência familiar e valorização dos vínculos adquiridos com o casamento, no mínimo sublime. Uma jovem de cultura, religião e custumes familiares diferente dos da família do esposa, ela soube o verdadeiro significado do termo: Firmar Compromisso.
Ao ficar viúva, para muitos, ela perdeu os laços com a velha Noemi, mas Rute seguiu aquela senhora por uma viagem difícil de retorno à Israel. Firme em seu propósito Rute não pensou em desistir, memso sabendo que aquele povo poderia despreza-la por ser uma descedente dos idólatras, já que seu povo, além de ser de fé diferente, era também inimigo dos hebreus.

Nenhum impedimento fez com que  aquela mulher desistisse de seguir com seu propósito de fidelidade.
Rute submeteu-se a trabalhar no campo de Boaz para garantir seu sustento.

O testemunho daquela jovem foi adiante dela até Boaz (2-11):  Ao que lhe respondeu Boaz: Bem se me contou tudo quanto tens feito para com tua sogra depois da morte de teu marido; como deixaste a teu pai e a tua mãe, e a terra onde nasceste, e vieste para um povo que dantes não conhecias.

E se observarmos bem, seu casamento com Boaz foi proposto pela sogra (3 -1 a 5), Rute cuidava de sua sogra e a obedecia. A relação delas era de mãe e filha.

Muitas vezes estmos nos perdendo em contradições pois não estamos focando com inteligência nos laços que podem surgir na família.
Se uma sogra ou uma nora quiser e houver interesse do outro lado, a relação de ambas será um sucesso, pois pode sim haver amor entre elas, amor de mãe e filha, de nora e sogra.

A Sociedade esta sempre pregando certas inimizades. Uma das mais focadas, depois das sogras, é contra as madrastas, mas estudos recentes provam que na maioria das vezes em que uma criança é agredida, o causador é a própria mãe. Sim, mais mãe tem matado seus filhos do que as madrastas, como é de se esperar.

Pense nisto e comece a pensar em sua sogra com carinho.

Agradeça ela por cuidar de seu filho muito bem, para que você o conhecesse com saúde e pronto para ter um casamento feliz. Que pode melhorar se você tratar a mãe dele - ou dela - com amor.
Elisabeth Alves
Pense nisto


Leia a Ilustração abaixo, sobre uma nora que resolve levar seu ódio pela sogra até as últimas consequências...

Há muito tempo atrás, uma menina chamada Lili se casou e foi viver com o marido e a sogra.
Em um tempo muito curto, Lili descobriu que não ia se dar bem com a sua sogra. As personalidades delas eram muito diferentes, e Lili foi se enfurecendo com os hábitos de sua sogra. Além disto, ela criticava Lili constantemente.

Dias e dias se passaram. Semanas e semanas se passaram. Meses e meses. Lili e sua sogra nunca deixaram de discutir e brigar.

Mas o que fez a situação até piorar era que, de acordo com antiga tradição chinesa, Lili tinha que se curvar à sogra e obedecer em tudo o que desejasse. Toda a raiva e infelicidade dentro da casa estavam causando ao pobre marido um grande stress. Finalmente, Lili não agüentando mais decidiu tomar uma atitude. Lili foi ver o bom amigo de seu pai, o Sr. Huang que vendia ervas. Ela lhe contou sobre a situação e pediu que ele lhe desse algum veneno de forma que ela poderia resolver o problema de uma vez por todas.

Sr. Huang pensou por algum tempo e finalmente disse: " - Lili, eu ajudarei você a resolver seu problema, mas você tem que me escutar e obedecer a todas as instruções que eu lhe der".
Lili respondeu:

"Sim, Sr. Huang, eu farei tudo o que me pedir que faça".

Sr. Huang entrou no quarto dos fundos e voltou em alguns minutos com um pacote de ervas. Ele disse para Lili: "Você não pode usar de uma só vez para se libertar de seu sogra, porque isso causaria suspeitas. Então, eu lhe dou
várias ervas que vão lentamente envenenar sua sogra. A cada dois dias prepare alguma carne, de porco ou galinha, e ponha um pouco destas ervas no prato dela. Agora, para ter certeza de que ninguém irá suspeitar de você quando ela morrer, você deve ter muito cuidado e agir de forma muito amigável com ela. Não discuta com ela, obedeça-a em tudo e trate-a como se uma rainha fosse".

Lili ficou muito contente. Agradeceu ao Sr. Huang e voltou apressada para casa para começar o projeto de assassinar a sua sogra.

Semanas se passaram, e meses se passaram, e a cada dois dias, Lili serviu a comida especialmente tratada à sua sogra. Ela se lembrou do que Sr. Huang tinha dito sobre evitar suspeitas, assim ela controlou o seu temperamento,
obedeceu à sogra, e a tratou como se fosse sua própria mãe. Depois que seis meses tinham passado, a casa inteira tinha mudado. Lili tinha controlado tanto o seu temperamento que ela quase nunca se aborreceu.

Ela, nestes seis meses, não tinha tido uma discussão com a sogra, que parecia agora muito mais amável e mais fácil se lidar. As atitudes da sogra com Lili mudaram, e ela começou a amar Lili tanto quanto à própria filha.

Ela revelava aos amigos e parentes que Lili era a melhor nora que alguém poderia achar. Lili e a sogra estavam tratando uma à outra como verdadeiras mãe e filha. O marido de Lili estava muito contente em ver o que estava acontecendo.
Um dia, Lili foi ver o Sr. Huang e pediu a ajuda dele novamente. Ela disse:

"Querido Sr. Huang, por favor me ajude a evitar que o veneno mate minha sogra! Ela se transformou em uma mulher agradável, e eu a amo como minha própria mãe. Não quero que ela morra por causa do veneno que eu lhe dei.

Sr. Huang sorriu e acenou com a cabeça. "Lili, não há nada com que se preocupar. Eu nunca lhe dei qualquer veneno. As ervas que eu dei à você eram vitaminas para melhorar a saúde dela. O único veneno estava em sua mente e
sua atitude para com ela, mas isso tudo foi jogado fora pelo amor que você deu a ela".

Na China existe uma regra dourada que diz:

"A pessoa que ama os outros também será amada."

Na grande parte das vezes recebemos das outras pessoas o que damos a elas...
A propósito - o Dia da Sogra é comemorado no dia 28 de Abril. Não esqueça!
By Reflexões   do Nosso dia-a-dia
Postar um comentário